segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Presidentes de Angola e Congo Democrático reafirmam consolidação das relações bilaterais




Os Presidentes de Angola e da República Democrática do Congo (RDC) reafirmaram hoje o objetivo de consolidar relações entre os dois países vizinhos, no âmbito da visita oficial do chefe de Estado angolano a Kinshasa.

A posição vem expressa num comunicado final da visita de trabalho realizada hoje por José Eduardo dos Santos ao país vizinho, que serviu para a troca de experiências com o homólogo congolês, Joseph Kabila.

O documento refere que foram assinados quatro acordos de cooperação no domínio dos transportes, nomeadamente de exploração de serviços aéreos, ferroviário, rodoviários e marítimos fronteiriços.

Com a assinatura do acordo de exploração de serviços aéreos, a Transportadora Aérea Angola (TAAG) retoma os voos para Kinshasa, suspensos desde 2010.

O referido acordo prevê a realização de sete voos semanais de passageiros entre Luanda e Kinshasa, e ainda dois voos semanais de carga entre as duas capitais.

A nível regional, sublinha o mesmo comunicado, os dois presidentes passaram em revista a situação política e de segurança na região, tendo José Eduardo dos Santos felicitado o seu homólogo pelos esforços levados a cabo e pelos resultados obtidos no quadro da execução do acordo-quadro de Adis Abeba.

Sobre o assunto, os dois chefes de Estado acordaram igualmente a conjugação de esforços para erradicar as "forças negativas" que se encontram ainda no leste da RDC, bem como no resto da região.

Em paralelo, Kinshasa recebe hoje uma reunião tripartida, envolvendo ainda o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, para discutir a presença destes rebeldes ruandeses naquele país.

No plano internacional, José Eduardo dos Santos e Joseph Kabila condenaram o recrutamento de terroristas, que consideram uma atual "ameaça global", apelando a todos a mobilização contra este flagelo.

O Presidente angolano, cuja última visita à RDC aconteceu em 2006, convidou o homólogo congolês a visitar Angola no próximo ano.

José Eduardo dos Santos é o presidente em exercício, há um ano, da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e, nesse âmbito, tem mantido com Joseph Kabila vários encontros, em Luanda, para a procura de solução do conflito militar no leste daquele país vizinho, com qual Angola partilha uma fronteira de cerca de 1.500 quilómetros.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana