sábado, 31 de janeiro de 2015

Timor-Leste cria Conselho Marítimo, numa estratégia para definir fronteiras marítimas




Díli, 30 jan (Lusa) - O Governo timorense considerou hoje que a criação do Conselho Marítimo, cuja legislação entrou em vigor este mês, reafirma a determinação de Timor-Leste definir "de uma vez por todas" as suas fronteiras marítimas.

"Volvidos 12 anos após a restauração da independência da Nação, é necessário definir, de uma vez por todas, as fronteiras marítimas nacionais à luz do enorme impacto social, político e económico inerente", refere o comunicado do porta-voz do Governo, Ágio Pereira.

O executivo timorense refere-se, em particular, às negociações entre Timor-Leste e a Austrália, considerando que os dois países "têm a obrigação de chegar a um acordo final sobre a delimitação marítima das suas fronteiras, em que as atuais disposições provisórias não prejudiquem ou ponham em causa a conclusão do acordo final."

A lei sobre a criação do Conselho para a Delimitação Definitiva das Fronteiras Marítimas (CDFFM) foi promulgada no passado dia 14 de janeiro.

O texto define "os principais termos da negociação de um tratado para delimitar as fronteiras marítimas definitivas com a Austrália, o desempenho da função de fiscalização para assegurar a qualidade e a orientação geral do processo de negociação e fornece instruções e orientações sobre as decisões e estratégia relevantes".

O CDFFM será encabeçado pelo primeiro-ministro de Timor-Leste e incluirá ex-chefes de Governo e ex-chefes de Estado além de outras "personalidades eminentes e qualificadas".

Recorde-se que, até aqui, as atividades no Mar de Timor, que se estende entre as margens de Timor-Leste e a Austrália, se regem por disposições provisórias sob a forma de três tratados.

São eles o Tratado do Mar de Timor [TMT], o Tratado sobre Determinados Ajustes Marítimos no Mar de Timor (CMATS, "que Timor-Leste declarou ser inválido devido a atividades de espionagem por parte da Austrália") - e o Acordo Internacional de Unificação [AIU].

ASP // PJA

Sem comentários:

Mais lidas da semana