sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Angola: Agricultores de Benguela deitam produção no lixo por falta de escoamento




Governador promete fábrica de transformação de ananás

João Marcos – Voz da América

Sem mercado para milhares de toneladas de ananás, agricultores do município do Bocoio pressionam o Governo de Benguela para a construção da fábrica de transformação prometida há vários anos. Num frente-a-frente com o governador Isaac dos Anjo recentemente,  o representante de uma cooperativa de agricultores alertou que o lixo tem sido o destino do excedente da produção.

Continua em alta a produção de ananás no município do Bocoio, que dista a 110 quilómetros da cidade de Benguela. Nem mesmo o recurso a outros mercados, entre os quais o do Cunene, alivia o problema da comercialização.

As súplicas do produtor Simão Cavalo, representante da cooperativa da Tola, são a demonstração de que a fábrica pode ser a resposta às perdas de enormes quantidades da fruta tradicional do Bocoio.

Perante este cenário, há quem sugira a criação de uma reserva alimentar, também devido ao espectro de crise que resulta do período de estiagem.

Por seu lado, o governador Isaac dos Anjos diz que a fábrica de transformação está condicionada ao equipamento que o fornecedor se propõe apresentar 

Enquanto isso, os agricultores do Bocoio dizem que o lixo tem sido o destino para o excedente da produção.

Sem comentários:

Mais lidas da semana