sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

ENCONTROS DE NYUSI COM DHLAKAMA FOI LUFADA DE AR FRESCO EM MOÇAMBIQUE



Notícias (mz) - editorial

Os encontros de sábado e segunda-feira em Maputo, entre o Presidente Filipe Nyusi e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, vieram trazer, por si só, uma lufada de ar fresco para o serenar dos ânimos exaltados no xadrez político nacional.

Foi o desanuviar do ambiente de tensão que parecia se adivinhar para alguns, desde que o timoneiro do maior partido da oposição iniciou uma digressão por algumas províncias do centro e norte do país após a promulgação e validação dos resultados das eleições de 15 de Outubro. Naturalmente que não tínhamos nada contra tal digressão. Estava no seu pleno direito.

Porém, fortes sinais de preocupação e mal-estar geral avolumaram-se quando no lugar de fazer política civilizada, Dhlakama desceu para os níveis do discurso belicista e arruaceiro a que nos habituou desde que o conhecemos. Pior ainda, com o recurso à subversão colectiva das mentes de gente distraída a quem pretendia arrastar para a desordem e perturbação pública.

Veio ao de cima a irracionalidade. Depois destes anos todos de um discurso comum sobre a necessidade de se cultivar e preservar os valores da unidade nacional entre os moçambicanos, sejam eles do sul, centro ou norte, nunca nos havia passado pela cabeça que alguém em consciência podia sonhar algum dia em dividir o país! E para o completar o triste quadro de um líder divisionista e belicista, veio a famigerada pretensão de instalar regiões autónomas ou ainda, se quisermos, aquilo que chamou de república autónoma do centro e norte.

Para a nossa desgraça total, era tudo isto com a ameaça e recurso à “democracia” do dedo no gatilho!

Com este discurso, impunha-se de facto ouvir de perto o cidadão Afonso Dhlakama, antes que ele fosse pegar em armas para matar os seus próprios compatriotas.

 Enquadra-se, pois, no esforço pessoal do Presidente da República trazer Dhlakama a Maputo para com ele sentar e ouvir as suas reclamações. À partida até pode parecer coisa simples fazer isto, como beber um copo de água gelada nestes dias de intenso calor. Mas os ganhos disso são incomensuráveis, basta recordar aqui aquilo que o líder da Renamo disse à saída de um dos encontros com o Presidente: “estou satisfeito, muito satisfeito”!

Se assim é nos damos também por felizes, pois temos a certeza de que não andaremos aos tiros. Seremos, como um povo, os principais beneficiários daqueles encontros, enquanto moçambicanos amantes da paz, progresso e bem-estar social.

Muito embora no final dos encontros não tenham sido revelados, com profundidade, os assuntos discutidos, para os moçambicanos de bom senso e amantes da paz isso só se traduziu na esperança, convicção e determinação de que é só com o diálogo que as diferenças, quer sejam elas políticas ou de outra índole, podem ser superadas.

Aliás, tanto o Chefe do Estado, como Afonso Dhlakama manifestaram o sentimento de que o diálogo é a via acertada para a resolução dos problemas, mormente a questão de fundo que são os resultados eleitorais de 2014, contestados pelo maior partido da oposição.

Saudamos os encontros havidos entre o Presidente da República e o líder da Renamo. Porque também acreditamos que a única alternativa à paz é a própria paz, encorajamos a prossecução do diálogo.

Entendemos que a paz deve prevalecer sobre todas as outras formas ou tentativas de reivindicar, com recurso à violência, qualquer que seja o resultado eleitoral desfavorável a um determinado partido ou concorrente às eleições

 É igualmente nossa expectativa que o diálogo em curso no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano resulte em sinais clarividentes de que, efectivamente, as duas partes estão interessadas em superar as suas diferenças e avançarem para um entendimento conducente a uma real pacificação do país.

Só assim é que todos sairemos a ganhar!

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana