sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Membros do próximo Governo timorense reuniram-se antes da tomada de posse




Díli, 12 fev (Lusa) - Coordenação transversal do executivo e enfoque na obtenção de resultados são as duas prioridades dos 38 membros do novo Governo timorense que se reuniram em Díli, dias antes da cerimónia de tomada de posse.

Em comunicado, o gabinete do ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, e porta-voz do Governo, explicou que o encontro decorreu em Díli e que foram discutidos "os planos para os próximos dias".

"Na reunião de quarta-feira à noite, salientaram-se duas prioridades centrais para o novo Governo: coordenação transversal, de todo o Governo, para alcançar os objetivos do Plano Estratégico de Desenvolvimento e o foco na obtenção de resultados", referiu-se no comunicado.

"A nova estrutura foi criada para fazer face a essas prioridades", sublinhou-se.

A jornada de tomada de posse do VI Governo constitucional arranca, na segunda-feira, com uma missa celebrada na Catedral de Díli pelo bispo Basílio do Nascimento "para todos os membros do novo Governo" ás 08:30 locais (23.30 de domingo em Lisboa).

A cerimónia da tomada de posse está prevista para as 15:00 locais (06:00 em Lisboa) no Salão Nobre do Palácio Presidencial de Lahane.

O VI Governo Constitucional de Timor-Leste vai ser liderado pelo primeiro-ministro Rui Maria Araújo, terá um total de 38 elementos, com quatro ministros de Estado, três dos quais acumulam funções.

Xanana Gusmão, o primeiro-ministro demissionário, ocupará "um papel fundamental" como ministro conselheiro do Governo e Ministro do Planeamento e Investimento Estratégico, informou o comunicado hoje divulgado.

Da nova estrutura também fazem parte onze ministros, onze vice-ministros e dez secretários de Estado, perfazendo um total de 38 membros do executivo, o que representa uma redução face aos 55 membros do V Governo Constitucional.

ASP // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana