sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Dependência de Timor-Leste em ajuda externa caiu significativamente - Asia Foundation




Díli, 13 fev (Lusa) - A dependência de Timor-Leste em ajuda externa caiu significativamente na última década, em grande parte devido ao encaixe das receitas petrolíferas, segundo uma análise conduzida pela Asia Foundation.

Em 2002 cerca de 86% do orçamento de Estado dependia de ajuda externa, um valor que caiu para apenas 12% 10 anos depois.

Segundo os dados da Asia Foundation esta tendência em Timor-Leste reflete um cenário de "mudanças dramáticas" que os programas de ajuda ao desenvolvimento viveram nos últimos 15 anos.

No arranque do milénio os doadores bilaterais (Reino Unido, Estados Unidos, Japão e França) e as instituições multilaterais dominavam o fornecimento de ajuda ao desenvolvimento no mundo.

"Hoje a face dessa ajuda é cada vez mais asiática", sublinha um texto publicado esta semana pela organização.

Estimativas da Asia Foundation revelam que o total de apoio global proveniente de doadores não tradicionais (referidos acima) aumentou dez vezes, de 8,1% em 2000 para 30,7% em 2009 (ou de 5,3 para 53,3 mil milhões de dólares ou de 4,6 para 46,6 mil milhões de euros).

Mudança que, explica, tem "enormes implicações" tanto para o doador como para o recipiente do apoio.

Os dados resultam de análise conduzida em 10 países entre os quais Timor-Leste onde a China é já o 6º doador "com potencial de crescimento" e países com Cuba e o Brasil "novos atores emergentes".

ASP // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana