segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Timor-Leste: Taur recorda memória de Sérgio Vieira de Melo no 14º aniversário das F-FDTL




Díli, 2 fev (Lusa) - O Presidente timorense recordou hoje a memória do brasileiro Sérgio Vieira de Mello, responsável da missão de transição da ONU (UNTAET), pelo seu apoio à criação das Falintil-Forças Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), que hoje cumprem 14 anos.

"No tempo da UNTAET, das Nações Unidas, o nosso primeiro comandante supremo foi o senhor Sérgio Vieira de Mello. Neste momento aproveito para recordar a memória de Sério Vieira de Mello pelo seu esforço, pela sua liderança nessa decisão importante de criar as forças armadas", disse Taur Matan Ruak.

Vieira de Mello partiu de Timor-Leste em maio de 2002 depois de liderar uma missão sem precedentes das Nações Unidas.

No discurso das cerimónias de aniversário das forças armadas timorenses, o antigo chefe de Estado Maior das FFDTL recordou o apoio dado por várias nações à criação das F-FDTL, entre as quais Portugal, Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos e Malásia.

E enalteceu o desenvolvimento levado a cabo nos últimos anos, afirmando estar "contente" pelas melhorias que hoje se podem testemunhar, depois de anos de complexa e desafiante transição.

"Neste momento, tão importante para todos nós em que comemoramos os 14 anos das F-FDTL, o meu pensamento vai para os momentos difíceis de transição de força de guerrilha para uma força moderna", disse.

"Os que testemunharam esses atos, acompanharam o desenvolvimento da nação, as dificuldades que atravessámos nos primeiros anos desde 2001", disse.

Comprometendo o empenho da Presidência da República ao continuado desenvolvimento das F-FDTL, recordou aos militares a "pesada responsabilidade" de cada um, numa altura em que Timor-Leste continua a enfrentar "os desafios complexos" do desenvolvimento.

Na cerimónia de hoje, em que participaram vários membros do Governo, a liderança das F-FDTL, o presidente do parlamento e representantes do corpo diplomático, esteve ainda presente o chefe de Estado Maior da Marinha indonésia, almirante Ade Supandi.

Uma presença simbólica, como explicou à agência Lusa o comandante das F-FDTL, o major general Lere Anan Timor, que mostra que "os dois povos se esqueceram do passado e estão preocupados com o futuro".

ASP // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana