quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

UE/Cimeira: INÍCIO DO CONSELHO EUROPEU MARCADO PELA ESTREIA DE TSIPRAS




Os líderes União Europeia iniciaram hoje à tarde, em Bruxelas, um Conselho Europeu informal, cuja agenda é sobretudo consagrada à Ucrânia e ao combate ao terrorismo, mas com as atenções centradas no novo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.

A reunião de chefes de Estado e de Governo da UE começou pouco depois das 16:00 locais (15:00 de Lisboa), com três horas de atraso relativamente ao horário inicialmente previsto, devido ao prolongar das negociações sobre a Ucrânia, em Minsk, nas quais participaram a chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, François Hollande.

Outro dos participantes do encontro na capital bielorrussa, o Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, está também hoje em Bruxelas, para dar conta da situação no país aos seus homólogos da UE, à margem do Conselho.

Merkel e Hollande negociaram toda a noite com Poroshenko e o líder russo, Vladimir Putin, que anunciou hoje de manhã um acordo de cessar-fogo, com início no domingo.

Com a situação na Ucrânia e as medidas antiterroristas na agenda dos líderes europeus, as atenções viram-se sobretudo para o "estreante" Tsipras, que, um dia depois de um Eurogrupo extraordinário sobre a Grécia, terá também oportunidade de apresentar aos seus parceiros europeus as suas ideias com vista a uma "solução viável" relativamente ao programa de assistência à Grécia.

Portugal está representado no Conselho Europeu pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Tsipras adverte que UE atravessa "momento decisivo"

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, advertiu hoje que a União Europeia atravessa um "momento decisivo", a horas do início de uma cimeira europeia em que a situação da Grécia é o tema central.

"Estamos num momento decisivo para a Europa. Temos de demonstrar que a Europa é capaz de encontrar uma solução, respeitar as posições que as partes assumem e combinar o respeito pela democracia com as regras europeias", disse Tsipras à imprensa, após um encontro com o homólogo belga, Charles Michel.

Tsipras, eleito primeiro-ministro a 25 de janeiro, participa hoje pela primeira vez num Conselho Europeu, onde vai defender a alteração das condições impostas à Grécia em troca dos empréstimos internacionais.

Será a primeira vez que Tsipras se vai cruzar com a chanceler alemã, Angela Merkel, principal defensora das medidas de austeridade que já afirmou publicamente a sua oposição a novas concessões à Grécia.

Nas declarações que fez à imprensa, Tsipras repetiu que o seu Governo tem um plano que pode satisfazer tanto o povo grego, duramente atingido pelas medidas de austeridade, como os parceiros europeus, reticentes quanto a qualquer nova ajuda à Grécia.

"É chegado o momento de mudar as políticas aplicadas com reformas estruturais que não foram feitas pelo anterior Governo, como a evasão fiscal, a corrupção e o clientelismo", disse.

"Temos de definir uma agenda baseada no crescimento e no respeito pela coesão social", acrescentou.

O primeiro-ministro belga disse por seu lado estar confiante quanto à capacidade dos 19 países da zona euro para encontrar uma solução, mesmo que isso exija um esforço adicional.

"A solução é delicada e difícil. Precisamos de determinação e de vontade", disse Michel.

"A magia da Europa tem sido sempre a de encontrar soluções mesmo quando pensamos ser impossível. Estou convencido de que essa magia vai acabar por funcionar", acrescentou.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana