sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Xanana Gusmão reúne-se com Presidente timorense, Taur Matan Ruak




Díli, 6 fev (Lusa) - O primeiro-ministro demissionário timorense, Xanana Gusmão, esteve hoje reunido com o chefe de Estado, Taur Matan Ruak, num encontro que não estava na agenda do Presidente da República.

Xanana Gusmão chegou ao Palácio Presidencial, em Díli, cerca das 08:30 locais de hoje (23:30 de quinta-feira em Lisboa), permanecendo com Taur Matan Ruak durante menos de 30 minutos.

Não foi possível apurar a agenda da reunião, que ocorre menos de 24 horas depois de Xanana Gusmão se demitir do cargo de primeiro-ministro de Timor-Leste, numa carta endereçada a Taur Matan Ruak, a que a agência Lusa teve acesso.

"Venho apresentar a vossa excelência o meu pedido de demissão, assegurando-lhe que irei continuar a estar disponível para servir os melhores interesses do Estado e da Nação e pela intransigente defesa e consolidação da independência e soberania nacional, contribuindo na promoção da unidade nacional e sentido de responsabilidade por parte dos cidadãos", escreveu Xanana Gusmão.

Na carta de duas páginas, o chefe de Governo timorense explicou que a sua demissão se prende com o "entendimento comum" da necessidade de "uma reestruturação profunda, que permita assegurar, nestes dois anos e meio que restam ao Governo, uma maior dinâmica em termos de eficiência".

Essa reestruturação, disse, permite ainda "uma maior convergência de ações na implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento e, fundamentalmente, na prestação de serviços à população" timorense.

"Esta remodelação implica também, e sobretudo, dar a oportunidade a uma nova geração de líderes para governar, não só a nível ministerial mas também ao nível da chefia de todo o Governo", explicou.

ASP // ARA

Sem comentários:

Mais lidas da semana