sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Portugal - Hepatite C: Ministério da Saúde e Gilead chegam a acordo




De acordo com uma informação avançada por alguns jornais, o Ministério da Saúde e o laboratório farmacêutico Gilead chegaram a acordo para o fornecimento ao Estado português de um tratamento inovador para a hepatite C.

O acordo, conta o Diário de Notícias, foi alcançado ontem depois de uma reunião entre o ministro Paulo Macedo e o Diretor-geral do laboratório Gilead pondo fim a um processo negocial que se arrastava há um ano.

O DN diz que o valor final ainda não é conhecido, mas lembra que a ultima proposta rondava os 24 mil euros, a serem pagos pelo Estado, por três meses de tratamento e outros três gratuitos caso sejam necessários, oferecidos pela farmacêutica.

O Público escreve que a proposta que acabou por chegar a bom porto passa por ter um preço em escala, ou seja, tratar mais doentes em troca de um valor inferior aos 42 mil euros que até agora estavam em cima da mesa.

O jornal apurou que o plano é tratar dez a doze mil doentes nos próximos três anos, devendo o valor do tratamento ficar abaixo dos 25 mil euros, um valor semelhante ao que foi acertado entre a empresa norte-americana e o Estado espanhol.

O medicamento, chamado Sofosbuvir, tem uma taxa de cura superior a 90 por cento. Até aqui tinha um custo que, defende o Ministério da Saúde, tornava proibitiva uma prescrição generalizada aos doentes de hepatite C. A margem de lucro para a farmacêutica era de cinco mil por cento.

TSF

Leia mais em TSF

DESTACAMOS FÓRUM TSF: Acordo Hepatite C – teve agora inicio (10:20 horas)

Sem comentários:

Mais lidas da semana