terça-feira, 17 de março de 2015

ATIVISTAS PROTESTAM CONTRA MORTE DE INDONÉSIA EM HONG KONG




Hong Kong, China, 17 mar (Lusa) - Ativistas protestaram hoje em Hong Kong contra a morte de uma empregada doméstica indonésia que foi esmagada por uma placa de cimento, numa altura em que se intensificam as preocupações com as trabalhadoras domésticas do território.

A polícia já abriu uma investigação criminal ao que indica ser um caso de homicídio contra Elis Kurniasih, de 33 anos, atingida por uma placa de cimento que caiu de um andar superior na casa da agência de trabalho onde estava alojada.

Elis Kurniasih foi atingida quando estava na varanda durante a madrugada da passada quarta-feira e morreu na segunda-feira à noite, depois de não resistir aos ferimentos.

Um grupo de manifestantes juntou-se à porta do edifício onde a agência aloja as trabalhadoras para protestar contra o que dizem ser as "terríveis condições de vida" das empregadas domésticas que ali vivem.

O caso de Elis Kurniasih surge depois do de Erwiana Sulistyaningsih, outra empregada indonésia que foi violentamente maltratada pela sua empregadora, que acabou por ser condenada a seis anos de prisão.

Para os ativistas, a morte de Kurniasih foi causada pelas más condições do alojamento, onde mais de 20 mulheres dormem no chão.

De acordo com a AFP, os relatos dividem-se sobre o motivo por que a indonésia, uma viúva mãe de dois filhos, estava na varanda na altura do acidente - uns dizem que estava a dormir, outros que rezava.

"A Elis morreu porque eles acham que somos escravos em Hong Kong", disse Eni Lestari, porta-voz do Grupo Coordenador dos Migrantes Asiáticos.

"As pessoas pagam muito dinheiro a estas agências e vejam só como tratam as indonésias", lamentou.

Foi lançada uma campanha para angariação de fundos para a família de Kurniasih e já foi agendado outro protesto para domingo em frente ao Consulado da Indonésia em Hong Kong.

Cerca de 30.000 empregadas domésticas trabalham em Hong Kong, a maioria vindas da Indonésia e das Filipinas.

ISG // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana