sexta-feira, 20 de março de 2015

NAMÍBIA - JUBILEU DE PRATA - 25 ANOS DE INDEPENDÊNCIA!




O Movimento de Libertação em África comemora os 25 anos da Namíbia independente, soberana e próspera.

Para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria de Angola, é uma data que nos enche de justo orgulho, pois esse é um dos frutos duma Luta que tem sido difícil, pejada de obstáculos e de sacrifícios de toda a ordem, mas uma Luta que coloca hoje na mão dos povos africanos as escolhas para o seu próprio destino!

A Namíbia é outro país com rumo em função da Luta de Libertação, por que hoje os resgates que se continuam a impor, agora na Luta contra o subdesenvolvimento, sendo prementes, são mais exequíveis por que o ambiente sócio-político de paz, de democracia e de progresso, faz parte das iniciativas de toda a ordem que se vão tomando, em benefício dos povos!

Longe vai o tempo das grandes batalhas de arma na mão e agora, o que não for feito e conseguido pelos africanos, é resultado em primeira mão das suas próprias (in)capacidades e isso tudo apesar de tantos e tantos impactos, parte deles negativos, do presente "modelo" de globalização!

Angola pode-se recordar desse tempo em que se afirmava num misto de esperança, de vontade indómita, de solidariedade e de internacionalismo: "No Zimbabwe, na Namíbia e na África do Sul, está a continuação da nossa Luta"!

Pessoalmente recordo aquele campo de instrução da Funda em 1977, quando o camarada Coronel Iko Carreira tornou possível a instrução de guerrilheiros namibianos e sul-africanos afectos, respectivamente à SWAPO e ao ANC!

Pela primeira vez a instrução guerrilheira em Angola conseguiu reunir formandos para os dois países num só campo e por isso publico uma foto que o testemunha.

Muitos dos guerrilheiros formados nessa altura em Angola, deram um contributo inestimável aos avanços da Luta de Libertação na África Austral!

É em sua memória que neste Jubileu de Prata me inclino, sublinhando a profunda convicção de que não é a terra que nos pertence, nós é que pertencemos à terra... que assim seja com mais equilíbrios e justiça em relação à vida duma forma geral, daí o nosso legítimo orgulho neste Jubileu de Prata da Namíbia! 

Foto do campo de treino da Funda em meados de 1977: Ginástica de Aplicação Militar para os guerrilheiros da SWAPO e do ANC.

Sem comentários:

Mais lidas da semana