sexta-feira, 20 de março de 2015

Timor-Leste. NASCE INCUBADORA PARA FORTALECER DESENVOLVIMENTO DE ATAÚRO




Díli, 20 mar (Lusa) - A ilha de Ataúro, ao largo da capital timorense de Díli, terá a partir deste fim de semana uma nova incubadora de empresas que pretende promover um desenvolvimento mais sustentável e inclusivo no local, segundo os seus promotores.

O Sentru Atauro Di'ak (Bom) é uma iniciativa da Empreza Di'ak, uma organização não-governamental timorense que aposta na criação de microempresas como forma de combate à pobreza em Timor-Leste.

A iniciativa, explica um comunicado enviado à agência Lusa, é "a resposta aos desafios e pobreza extrema que os 8.000 habitantes de Ataúro enfrentam" e que já estão a ser apoiados pela Empreza Di'ak desde 2011, com formação apoio empresarial e acesso a mercados.

"A liderar pelo exemplo, estamos a fazer uma pesquisa e trabalho na agricultura, avicultura, pesca, artesanato e turismo. Estas atividades de desenvolvimento de negócios serão apoiadas pela criação de ligações a mercados e a uma loja dentro do Sentru ", explica Filipe Alfaiate, diretor da Empreza Di'ak.

O centro, que esteve a ser preparado ao longo dos últimos sete meses, será inaugurado no sábado na vila de Beloi, numa cerimónia onde se prevê a participação de representantes do Governo, diplomatas e parceiros internacionais e nacionais.

Pretender ser um "polo de desenvolvimento" centrado em atividades concebidas para as comunidades locais, particularmente jovens e mulheres vulneráveis e que apoiará com formação inovadora, desenvolvimento de negócios e outro apoio.

ASP // JCS

Sem comentários:

Mais lidas da semana