quinta-feira, 2 de abril de 2015

FUNERAL DE EX-BISPO DE DÍLI PREVISTO PARA SEGUNDA-FEIRA - chanceler da Diocese




Díli, 02 abr (Lusa) - O funeral do ex-bispo de Díli, Alberto Ricardo da Silva, que morreu hoje em Díli, vítima de doença prolongada, deverá realizar-se na segunda-feira depois de um velório na Catedral da capital timorense, disse à Lusa o chanceler da Diocese.

Segundo o padre Ludgerio Martins da Silva, o corpo do bispo vai ser transferido em breve do Hospital Nacional Guido Valadares, em Díli, onde morreu, para a sua residência, no bairro de Lecidere.

Depois, explicou à Lusa, deverá ser transferido para a Catedral de Díli, no bairro de Vila Verde onde deverá ficar em velório previsivelmente até segunda-feira.

A decisão de marcar o funeral para segunda-feira poderá estar relacionada com o facto da Igreja timorense pretender dar-lhe uma homenagem separada que não esteja condicionada pelos rituais da Páscoa, vividos intensamente em Timor-Leste.

Desde que a morte de Alberto Ricardo da Silva foi conhecida, centenas de timorenses começaram a congregar-se tanto no hospital como próximo do Paço Episcopal e da residência do bispo, em Lecidere.

Ao início da madrugada hora local (meio da tarde em Lisboa) as estradas das duas zonas estavam já com trânsito cortado com muita gente concentrada.

Mensagens de condolências, algumas com fotos do corpo do bispo, multiplicaram-se nas últimas horas pelas redes sociais, nomeadamente o Facebook, com alguns a recordarem que o bispo timorense morreu no 10.º aniversário da morte do papa João Paulo II.

Rui Maria Araújo, primeiro-ministro, também utilizou o Facebook para uma primeira mensagem de "sentidas condolências" à família de Ricardo da Silva, à hierarquia da Igreja e ao povo timorense, recordando o seu papel em defesa do povo de Timor-Leste.

Recorde-se que o bispo, que sofria de doença prolongada e tinha resignado ao cargo no início deste ano, morreu no hospital cerca das 21:00 locais (13:00 em Lisboa), onde estava hospitalizado desde 22 de março.

Alberto Ricardo da Silva, 71 anos, resignou do cargo no início do ano devido a problemas de saúde e em 2014 tinha estado em tratamento na Austrália devido a uma neoplastia cerebral.

O bispo regressou à capital timorense em janeiro depois de um prolongado tratamento por doença na Austrália.

No passado dia 09 de fevereiro, o papa Francisco aceitou a resignação apresentada pelo bispo de Díli, que alegou motivos de saúde para deixar o cargo.

Segundo informaram na ocasião os serviços de imprensa da Santa Sé, o bispo diocesano pediu a resignação com base no cânone 401 do Código de Direito Canónico devido à sua "precária saúde".

Natural de Aileu, onde nasceu a 24 de abril de 1943, Alberto Ricardo da Silva foi nomeado bispo de Díli em 2004.

Timor-Leste conta, além de Díli, com duas outras dioceses, em Baucau, onde está o bispo Basílio do Nascimento e a de Maliana, onde está o bispo Norberto Amaral.

Desde a resignação do bispo Alberto e enquanto decorre o processo de nomeação do seu sucessor - foram apresentadas três propostas de Timor-Leste - Basílio do Nascimento assume as funções de administrador apostólico de Díli.

A morte de Alberto Ricardo da Silva é a primeira de um prelado timorense desde o falecimento do ex-bispo de Díli, Martinho da Costa Lopes, em fevereiro de 1991.

ASP // EL

Sem comentários:

Mais lidas da semana