quarta-feira, 15 de abril de 2015

Ministro Eslovaco. "Grécia está a aproximar-se do abismo. Perdemos muito tempo"




A questão grega está em cima da mesa desde que Alexis Tsipras assumiu o governo grego. Na Europa tenta-se um acordo, que tarda, e a margem negocial é cada vez maior, estando mesmo a ser equacionado um cenário de saída da Grécia da Moeda Única.

Peter Kazimir, ministro das Finanças da Eslováquia, diz ter pouca esperança de que seja possível que Grécia e parceiros europeus cheguem a um acordo no próximo Eurogrupo agendado para 24 de abril. Neste momento, dá conta o Negócios, fala-se mesmo num “impasse” negocial, refere fonte do governo alemão.

Com este cenário traçado, o responsável eslovaco acredita que “a Grécia está a aproximar-se do abismo”, razão porque argumenta que se perdeu “muito tempo”, o que justifica o facto de o governante estar “cético” quanto a este tema.

Antes da reunião de 24 de abril, o Eurogrupo estará esta sexta-feira  reunido em Riga, na Letónia, e o tema grego será certamente abordado, isto porque serão analisadas as reformas propostas pelo executivo liderado por Tsipras, que podem ou não ditar que seja desbloqueada nova (e última) tranche do programa de assistência financeira aos helénicos, no valor de 7,2 mil milhões de euros.

O porta-voz do ministro das Finanças alemão, Friederike von Tiesenhausen, afirmou esta manhã, citado pelo The Guardian, que as negociações estão "bloqueadas" e que é pouco provável que a nova tranche seja paga ainda este mês. "Este processo é complexo e, no Eurogrupo, ninguém acredita que esteja concluído a 24 de Abril", afirmou.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana