terça-feira, 14 de abril de 2015

Moçambique. PRESIDENTE DA REPÚBLICA DIZ QUE NÃO ACEITA DIVISÃO DO PAÍS




Nyusi reitera compromisso com a paz, mas alerta que só agirá dentro da Constituição da República

Filipe Nyusi (ainda) está nos primeiros 100 dias de governação e o gesto que teve de em pouco tempo reunir-se com o líder da Renamo catapultou muito a sua imagem, mas não o deixa tranquilo. O chefe de Estado diz-se infeliz pelo facto de Afonso Dhlakama continuar a propagar a ideia de divisão do país em regiões autónomas, uma proposta que “não cabe no coração” do mais alto magistrado da Nação.

“O povo acha que foi bom ter falado (com o líder da Renamo). Para mim não foi bom ter falado sem termos chegado a uma conclusão. Portanto, não é só falar para dizerem que o Presidente da República falou. Estamos a fazer tudo por tudo para encontrarmos a solução daquilo que falamos”, disse Filipe Nyusi, falando ontem aos jornalistas, no fim da sua visita de trabalho que vinha efectuando na província de Gaza.

Entretanto, apesar de reafirmar o seu comprometimento com a paz, Nyusi entende que “encontrar a solução, naturalmente, não é violar a lei. Eu jurei defender a Constituição da República. Algumas pressões que possam ser feitas que estejam fora da Constituição não podem ser seguidas”.

Ainda ontem, o presidente da República escalou a casa onde Samora Machel nasceu e viveu antes de seguir para a cidade de Maputo para cursar enfermaria. Graça Machel fez as honras da casa, recebendo o visitante com toda a cortesia e associando a chuva que caiu à chegada de Nyusi, disse que “é prova de que ele é bem recebido, é estimado, é encorajado, é dado o poder, também, por aquele que é o fundador do Estado Moçambicano, que é a casa de Samora Machel”.

O País (mz)

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários:

Mais lidas da semana