sexta-feira, 1 de maio de 2015

Portugal - greve da TAP. PILOTOS ACREDITAM QUE ADESÃO À GREVE VAI AUMENTAR



TSF - 13:32

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil considera que a adesão à greve na TAP e na Portugália está a ser "bastante interessante".

Fonte da direção do SPAC, sindicato que convocou a greve que se iniciou hoje à meia-noite e que se deverá prolongar até 10 de maio, disse à agência Lusa que os primeiros números de adesão à paralisação são "bastante interessantes", tendo em conta que "é o primeiro dia", e acrescentando que nos próximos dias a greve terá mais perturbações.

"Quem está a fazer os voos são os pilotos ligados à direção da operação de voo, que têm tempo limite para voar, o qual será atingido nos próximos dias", especificou a mesma fonte.

Ainda assim, o SPAC não quis comentar números - a TAP divulgou esta manhã que foram realizados 52 voos e cancelados 21 -, argumentando "não ter acesso às plataformas", onde não constam, por exemplo, os voos cancelados antecipadamente pela companhia aérea.

Os pilotos da TAP iniciaram à meia-noite uma greve de dez dias, por considerarem que o Governo não está a cumprir o acordo assinado em dezembro de 2014, nem um outro, estabelecido em 1999, que lhes dava direito a uma participação no capital da empresa no âmbito da privatização.

Greve TAP: muitos pilotos estão a "furar" a greve

TSF - 13:25

A TAP atualizou, ao início da tarde, o balanço da paralisação convocada pelos pilotos. Até ao meio-dia realizaram-se 118 voos, incluindo os serviços mínimos. 38 ligações foram canceladas.

Abaixo do previsto. O número de voos cancelados devido à greve dos pilotos está a ser muito menor do que se esperava.

Nas primeiras horas de greve, entre a meia-noite e o meio-dia, foram canceladas 38 ligações, num total de 156 voos programados até às 12 horas. Em contrapartida realizaram-se 118 voos durante este período de tempo.

A TAP, através da porta-voz Carina Correia, já veio publicamente demonstrar que está satisfeita com o facto de muitos pilotos não estarem a aderir à greve convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil.

Para o primeiro dia de greve, que começou hoje e termina no dia 10, o Tribunal Arbitral impôs a realização de 32 voos.

Na sua página oficial na Internet, a companhia aérea portuguesa disponibilizou a lista dos voos que serão realizados: nos dez dias de greve estão garantidas um total de 276 as ligações pelos serviços mínimos (10% da operação durante o período), dos quais 30 se realizam hoje.

Os serviços mínimos decretados pelo Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social (CES) preveem a realização de voos para Açores, Madeira, Brasil, Angola, Moçambique e sete cidades europeias.

A companhia aérea sublinha que "com uma média diária nos próximos dias de 296 voos, a realização da restante operação não contemplada pelos serviços mínimos vai depender da adesão dos pilotos à greve".

Nesse sentido, os passageiros com voos marcados na TAP entre 01 e 10 de maio poderão só saber se têm viagem apenas com uma hora de antecedência, quando a companhia souber se os pilotos se apresentam ou não ao serviço.

Os pilotos da TAP e da Portugália começaram hoje uma greve de dez dias, que deverá afetar cerca de 3.000 voos e 30.000 passageiros, por considerarem que o Governo não está a cumprir dois acordos que lhes davam garantias na privatização.

Sem comentários:

Mais lidas da semana