terça-feira, 26 de maio de 2015

Portugal. Palavras da ministra das Finanças afetam 41% do eleitorado do PSD - análise




“É honesto dizer aos portugueses que vai ser preciso fazer alguma coisa sobre as pensões para garantir a sustentabilidade da Segurança Social", disse Maria Luís Albuquerque, no sábado.

As declarações da ministra das Finanças sobre um eventual corte de pensões poderão ter um impacto negativo no voto dos pensionistas nas próximas eleições, admite o politólogo António Costa Pinto.

Segundo um inquérito coordenado pelos politólogos Pedro Magalhães e Marina Costa Lobo, citado pelo Diário Económico, com dados referentes a 2011, 41% do eleitorado social-democrata é constituído por reformados.

“As palavras [da ministra] têm impacto porque são ditas em período pré-eleitoral”, “provocam embaraço no CDS” e “introduzem o tema na campanha”, dando oportunidade ao PS para se insurgir de novo contra os cortes”, considera o politólogo.

Ao mesmo jornal, dirigentes social-democratas desvalorizaram o impacto das declarações de Maria Luís Albuquerque. Dizem que não são novidade e que os portugueses “vão compensar o partido pela verdade”.

Noticias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana