terça-feira, 28 de julho de 2015

PASSOS “QUIS FAZER DE NÓS TOLOS”




Socialistas açorianos queixam-se de terem ficado sem resposta do Governo a um conjunto de questões essencias para a região. “O tempo tem estado bom e Passos Coelho decidiu vir aos Açores em campanha eleitoral”

S/Açores considerou hoje ser "inaceitável" que o líder do PSD queira "fazer os açorianos de tolos", deixando sem resposta questões como a quem compete a gestão dos recursos do mar açoriano.

"O tempo tem estado bom e Passos Coelho decidiu vir aos Açores em campanha eleitoral. Que venha, porque é muito bem-vindo, como são, aliás, todos os que vêm por bem. Mas que queira fazer os açorianos de tolos é que é inaceitável", declarou o dirigente André Bradford em conferência de imprensa, na sede do PS/Açores, em Ponta Delgada.

No âmbito da apreciação da proposta de Lei de Bases da Gestão e Ordenamento do espaço marítimo português, a maioria socialista, que sustenta o Governo dos Açores, defende, na gestão do mar dos Açores, a necessidade de garantir uma gestão partilhada dos recursos marinhos. "Por que razão Passos Coelho não quer que sejam os açorianos a gerir todos os recursos do mar dos Açores?", questionou.

O porta-voz da Comissão Permanente do PS/Açores questionou ainda "por que razão Passos Coelho recusou a solidariedade aos açorianos aquando das calamidades de março de 2013 nos Açores", tendo, de acordo com o dirigente socialista, dito ao Governo dos Açores que, se queria ajuda, que "pedisse aos bancos".

André Bradford interrogou o líder nacional dos sociais-democratas sobre a decisão de 67 milhões de euros de transferências do Orçamento do Estado, a título de solidariedade, aos Açores, aquando da alteração da Lei de Finanças das Regiões Autónomas. Os socialistas insulares queriam ainda ver respondido o corte no financiamento à Universidade dos Açores, sem atender à sua natureza arquipelágica e especificidades no contexto das universidades portuguesas.

O PS/Açores questionou ainda, através do deputado André Bradford, as razões pelas quais Passos Coelho não quer que seja a região a gerir os recursos do mar dos Açores. Os socialistas questionaram também o líder do PSD sobre por que razão os açorianos pagam os tratamentos de saúde que têm de realizar no continente quando esses não estão disponíveis na região.

O líder do PSD e chefe do Governo, Pedro Passos Coelho, esteve na segunda-feira nos Açores, designadamente nas ilhas de São Miguel e Terceira, onde deixou a promessa de que se irá empenhar na defesa do setor do leite dos Açores, face à liberalização do mercado da UE, caso venha a ser reeleito.

Lusa, em Expresso

Sem comentários:

Mais lidas da semana