quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Moçambique. MOVIMENTAÇÃO DE HOMENS ARMADOS DA RENAMO INVIABILIZA AULAS




Maputo, 17 Set (AIM) - A movimentação de homens armados da Renamo, principal partido na oposição, está a inviabilizar o curso normal das aulas nalguns pontos do distrito de Morrumbala, na província da Zambézia, no centro de Moçambique.

Segundo a Radio Moçambique (RM), a emissora pública nacional, grande parte dos mais de 15 mil alunos da primeira a sétima classe da localidade de Sabe abandonaram as aulas desde o princípio do mês corrente, devido a presença de homens armados da Renamo.

A chefe da localidade de Sabe, Eva Made disse, citada pela fonte, que a movimentação desses homens está a criar pânico e medo as populações.

Na sequência desta situação, muitos pais e encarregados de educação proíbem os seus filhos de irem as escolas, receando serem interpelados pelos homens armados da Renamo, que instalaram o seu quartel em Ntiade.

A reportagem da Rádio Moçambique constatou o facto esta quarta-feira, quando se deslocou aos povoados de Muera, Lole, Muiuma, Ntiade e Angulete.

Algumas escolas dos povoados de Muera, Lole, Muiuma, Ntiade e Angulete paralisaram as aulas, enquanto outras funcionam parcialmente, com turmas com menos de 10 alunos, as mesmas que, em condições normais, funcionam com cerca de 60 alunos.

O director da Escola Primária de Angulete, Abrão Cassamo disse à RM na Zambézia que os mais de duzentos e cinquenta alunos da primeira a quinta classe e três professores ali existentes interromperam as aulas no dia quatro de Setembro.

Entretanto, o substituto do administrador de Morrumbala, Alberto Manharage, apelou à população em comícios para a manutenção da calma e tranquilidade. 

(AIM) RM/sn/dt

Sem comentários:

Mais lidas da semana