sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Portugal. NOVA SONDAGEM. PS GANHA EM VOTOS, COLIGAÇÃO EM DEPUTADOS



Marta Moitinho Oliveira - Económico

Sondagem aponta para empate entre PS e coligação, mas põe em cima da mesa cenário complicado. Ganha quem tem mais votos ou quem elege mais deputados?

Se as eleições fossem hoje o PS conseguia mais votos (35,5%) e a coligação ficava em segundo lugar, com 34% dos votos, revela a sondagem feita pela Eurosondagem para o Expresso e SIC, divulgada hoje.

No entanto, a distribuição de mandatos dá à coligação de Passos e Portas mais deputados no Parlamento. A coligação Portugal à Frente consegue eleger entre 99 a 102 deputados, enquanto o PS garante entre 95 e 101 deputados.

O que significa este resultado? Que houve mais eleitores a pôr a cruz em António Costa, mas que, da distribuição de lugares pelos vários círculos eleitorais resultou mais deputados para a bancada da coligação. Ainda assim, a coligação não consegue assegurar o número de deputados suficientes para aprovar leis. O Parlamento tem 230 lugares, sendo preciso 116 votos para garantir uma maioria.

O resultado da sondagem coloca em cima da mesa um cenário complicado, como antecipou ontem o ex-líder do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa, numa entrevista à TSF.

E como se resolve? Não se sabe. "O primeiro-ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais". Uma formulação que dá uma resposta fechada à pergunta - Quem ganha as eleições?    

Sem comentários:

Mais lidas da semana