sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Macau e Hong Kong negoceiam acordo para maior cooperação económica e comercial



Macau, China, 09 out (Lusa) - Macau e Hong Kong vão iniciar negociações para celebrar um "acordo a alto nível" para aumentar a cooperação económica e comercial entre as duas regiões administrativas especiais da China, foi hoje anunciado.

Segundo um comunicado do gabinete do porta-voz do Governo de Macau, as duas regiões iniciam no final deste ano, "oficialmente", as negociações com vista à celebração do "Acordo de Estreitamento das Relações Económicas e Comerciais entre Hong Kong e Macau".

O acordo "visa proporcionar proteção legal no acesso aos mercados" e a "promoção da facilitação do comércio e investimento, aumentando a competitividade de ambas as partes no âmbito da cooperação regional".

Em causa está um "acordo a alto nível e conforme as regras da Organização Mundial do Comércio", segundo a mesma nota, que não revela quando poderá ser assinado.

O Governo de Macau "já iniciou os trabalhos da primeira fase de consulta", em agosto, e garante que "vai promover, com prudência, trabalhos de consulta e comunicação estreita" na região, atendendo a que "existem ainda algumas diferenças em alguns setores do comércio de serviços" entre Macau e Hong Kong.

MP // PJA

Sem comentários:

Mais lidas da semana