quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Angola. JORNALISTA DA TVI EM VIAS DE CONTRATO



REGIME QUER BANDARRA PARA BRANQUEAR A SUJEIRA MONÁRQUICA

O regime de Eduardo dos Santos quer que a portuguesa TVI envie em “repor­tagem” a Angola o seu maior espe­cialistas em branqueamen­tos, Victor Bandarra. E até promete ser generoso. De facto, generosidade é coisa que não falta…

Cita, aliás, o trabalho re­cente de Victor Bandarra que, como todos sabemos, é sério candidato ao Prémio Pulitzer. Nesse trabalho, o vendedor da TVI foi ao Huambo descobrir a pólvo­ra, dando tempo de antena às verdades oficiais já que, como se viu, não conseguiu ouvir um só testemunho do lado dos seguidores de Kalupeteca, dos partidos da oposição, ou das orga­nizações não-governamen­tais, da Igreja Católica, da Amnistia Internacional, da União Europeia ou das Na­ções Unidas. Segundo o es­pecialista em lixívia e seus sucedâneos da TVI, a ter ha­vido um massacre no Mon­te Sumi na Caála (Huambo), as vítimas foram apenas e só os elementos da Polícia que foram mortos por esses terroristas dos Kalupetecas.Do ponto de vista da propa­ganda, reconheça-se que foi um brilhante trabalho. Do ponto de vista do jornalis­mo foi pura e simplesmente uma, mais uma, sabujice… certamente bem remunerada. Regressemos ao em­penho do regime para que Victor Bandarra regresse ao nosso país. De facto, quem melhor do que ele para pro­var ao mundo que os jovens activistas detidos e não de­tidos são mesmo uns terro­ristas da pior espécie?Quem melhor do que Victor Ban­darra para provar ao mundo que os jovens foram mesmo apanhados com o dedo no gatilho quando se prepara­vam para uma actividade criminosa, consubstanciada em – citemos o despacho do Ministério Público do re­gime – “actos preparatórios para a prática de rebelião e atentado contra o Presi­dente da República”? Nesse flagrante delito, descobrirá certamente o sipaio Victor Bandarra, os jovens tinham em seu poder diverso mate­rial bélico, altamente letal, a saber: 12 esferográficas BIC (azuis), um lápis de carvão (vermelho), três blocos de papel (brancos) e um livro sobre como derrubar as di­taduras. Mas haverá mais. Com a perspicácia lixivio­sa que se lhe reconhece, o mundo ficaria a saber que os jovens activistas tinham mísseis escondidos nas la­piseiras, Kalashnikovs ca­mufladas nos telemóveis e outro armamento pesado e letal disfarçado nos blocos de apontamentos.

Dirá Victor Bandarra que os jovens estavam no seu quartel-general, por sinal uma residência em Luan­da, numa reunião dos seus estrategas militares que planeavam o golpe a partir da leitura do livro “Da dita­dura à democracia — Uma estrutura conceptual para a libertação”, do norte-ame­ricano Gene Sharp.Acres­centará que todo o rigor que, no quintal, debaixo de uma mangueira, o exército mobilizado por esses jovens (talvez uns milhões de guer­rilheiros) afinava os códigos para lançamento dos mís­seis e, talvez, até de ogivas nucleares contra a residên­cia de Eduardo dos Santos.Acredita a equipa de Eduar­do dos Santos que, parale­lamente, Victor Bandarra demonstrará que as vigílias feitas em homenagem aos activistas detidos sempre foram apoiadas pelo regi­me, e que – inclusive – re­presentantes do Presidente se juntaram a elas em actos de sincera solidariedade.

Provará ainda que as igrejas nunca foram invadidas por elementos da Polícia que, contudo, estiveram junto aos tempos para garantir a segurança dos participan­tes contra os arruaceiros. Contará para isso com tes­temunhos imparciais da Polícia, bem como com os depoimentos dos primos da tia da empregada que conhece o pai da vizinha de Luaty Beirão.Além dis­so, como profissional feito à medida da TVI, Victor Bandarra ainda terá tempo para dar uma ajudinha ao Ministério Público (MP) do regime, provando que a seita “A luz do mundo”, in­clusive o seu líder, praticou crimes de homicídio, no caso que em Abril terminou em confrontos mortais de ambos os lados com a po­lícia, no Huambo. Bandarra documentará que em causa estão as provas de que os homens com idades entre os 18 e os 54 anos, na qual José Julino Kalupeteka é o principal visado, são auto­res do crime de homicídio qualificado consumado, cri­me de homicídio qualifica­do frustrado e ainda crimes de desobediência, resistên­cia e posse ilegal de arma de fogo e por último, mas não menos relevante, pelo crime de rebelião e tentati­va de golpe de Estado.

Folha 8 digital


1 comentário:

Anónimo disse...

So quem não conhece o trabalho do Vitor Bandarra poderá tecer comentários com este teor!!!!!
Efetuem pesquisa e verão que o Vitor Bandarra em direto na TV portuguêsa (ja passaram uns anitos) interrompeu o progranma que estava a fazer e assumiu um problema com a toxicdependencia ...mas referiu então que era um problema generalizado ....tendo até dito que envolvia magistrados!!!!
Teve coragem de em direto assumir uma "doença" socialmente e profissionalmente estigmatizante (toxicodependencia)indo mais longe e apontando o dedo a alguns setores " intocáveis"da sociedade, nomeadamente a alguns magistrados de também eles estarem envolvidos e dessa forma um dos alicerces fundamentaais de um Estado Democrático estar seriamente em risco, tudo isto em direto.
Deixem as instituições funcionar se hà provas apresentem-nas, mostrem-nas ao mundo!!!!
Estes blogues servem também para isso!!! Sinal de que exsite pluralidae de informação no entanto não devem servir para de uma forma sistematizada e metodica, levantar suspeitas constantes sem que exibam as respectivas provas das suas afirmações.

Mais lidas da semana