sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Portugal. COSTA ACELERA GOVERNO SOCIALISTA



Um programa e um governo pronto a funcionar em tempo recorde. Será esse o guião de António Costa para a audiência desta manhã com Cavaco Silva, um encontro onde o líder socialista vai relembrar ao Presidente todos os argumentos que tem invocado para defender a sua indigitação, com caráter de urgência.

Apesar de existir ainda um elevado grau de incerteza no Largo do Rato, sobre qual será o sentido da decisão do Presidente, a TSF sabe que o líder socialista já concluiu, do lado dele, o processo de formação do governo.

Os dias do Presidente foram tempo quanto bastasse para António Costa afinar a orgânica e o elenco completo de um eventual governo socialista. Ao que diversas fontes confirmaram à TSF, já está ultrapassada a fase dos convites, e Costa aguarda apenas a hora da indigitação, para apresentar, de imediato, a lista de nomes a Cavaco Silva.

A lista de ministros está definida, os convites feitos e aceites, e mesmo alguns secretários de estado com funções puramente políticas, ou em áreas mais sensíveis e de confiança absoluta do primeiro-ministro, também já deram o "sim". Essa será uma das garantias a apresentar ao Presidente da República esta manhã, sendo certo que sem sinais claros da parte de Belém, o líder socialista não vai abrir o jogo e revelar nomes.

António Costa acabou por acelerar processos e queimar etapas, convidando potenciais ministros sem ter ainda a certeza de que irá ser primeiro-ministro. Tudo com um objetivo claro, de resto já assumido publicamente - ter o Orçamento do Estado aprovado o mais depressa possível.

Paulo Tavares – TSF – Foto: Gerardo Santos/Global Imagens

Sem comentários:

Mais lidas da semana