segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

SÓ 1% DOS CONTRIBUINTES PAGA IMPOSTOS EM MOÇAMBIQUE



Apenas 40 mil contribuintes dos quatro milhões cadastrados no sistema fiscal de Moçambique pagam impostos, um por cento do total, segundo dados da Autoridade Tributária avançados hoje na imprensa local.

A presidente da Autoridade Tributária, Amélia Nakhare, citada hoje no jornal Notícias, referiu que a percentagem de contribuintes que pagam impostos baixa para 0,5% entre a população ativa.

Alertando que o Orçamento do Estado moçambicano ainda depende em cerca de 30% da ajuda externa, Amélia Nakhare salientou a a urgência de aumentar as receitas internas.

Num estudo da Autoridade Tributária citado no jornal, indica-se que o Imposto sobre o Valor acrescentado precisa de 19 anos para atingir a estabilidade, prazo que baixa para os 13 no Imposto sobre o Rendimento sobre Pessoas Coletivas e para sete no Imposto sobre Pessoas Singulares.

A economia moçambicana enfrenta várias ameaças, com uma forte desvalorização do metical face ao dólar, escassez de divisas e perspetivas de aumento de inflação, e a presidente da Autoridade Tributária e ex-vice-ministra das Finanças reforçou os apelos do Governo no sentido de se aumentar a produção interna para reduzir a dependência do exterior.

HB // APN - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana