domingo, 10 de janeiro de 2016

Confrontos em protestos no Brasil por aumento do preço dos transportes públicos



Os protestos contra o aumento do preço dos transportes públicos no Brasil, esta sexta-feira, resvalaram em confrontos entre os manifestantes e a polícia nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A subida das tarifas foi um dos principais motivos para as manifestações massivas realizadas no Brasil em 2013, e uma das mais sérias ameaças à Presidente Dilma Rousseff, que se encontra sob renovada pressão devido ao desempenho da economia e ao escândalo de corrupção.

O protesto de sexta-feira em São Paulo, que juntou cerca de 3.000 pessoas, começou de forma pacífica e manteve-se assim durante a maior parte do tempo. Contudo, resvalou para confrontos violentos quando jovens manifestantes atiraram pedras e montaram barricadas improvisadas com caixotes do lixo e madeira, segundo constatou um fotógrafo da agência AFP.

As autoridades responderam com canhões de água e com o lançamento de gás, mas as medidas não foram suficientes para impedir um grupo de atacar um autocarro e de vandalizar quiosques e um banco, indicou a polícia militar de São Paulo através do Twitter.

Segundo as autoridades, três polícias ficaram feridos nos confrontos e 17 manifestantes foram detidos por conduta desordeira.

Em São Paulo, o preço dos transportes públicos vai subir hoje de 3,50 reais para 3,80 reais (de 0,79 para 0,86 euros).

As autoridades do Brasil têm defendido o aumento do preço dos transportes públicos sob o argumento de que é inferior à taxa de inflação.

Um cenário idêntico foi registado no Rio de Janeiro.

DM // DM - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana