quinta-feira, 17 de março de 2016

Eleições. SONDAGENS CONTRADITÓRIAS EM CABO VERDE



Os números alteram-se consoante os estudos encomendados, geralmente pedidos pelos próprios partidos. Os cidadão vão a votos no próximo domingo, dia 20 de Março.

A três dias das legislativas, as sondagens em Cabo Verde apresentam resultados contraditórios. Os números alteram-se consoante os estudos encomendados, geralmente pedidos pelos próprios partidos. O Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV) e o Movimento para Democracia  (MpD) já se apontaram, com fundamento em sondagens distintas, como vencedores.

A história é antiga. Em Julho de 2015, segundo sondagem da Economist Intteligence Unit, com sede em Londres (Inglaterra), o MpD foi apresentado como o vencedor – a percepção tinha como principal alicerce o desgaste do Governo depois de 15 anos no exercício do poder-, na mesma altura, o PAICV afirmava ter dados que indicavam “uma vitória clara do partido” nas próximas eleições.

Em sondagem recente realizada pelo Instituto Capes (IC), o MpD , partido liderado por Ulisses Correia e Silva, ganha todos os círculos eleitorais do país. Realizada entre os dias 11 e 15 de Março, o estudo atribui ao MpD 37,3 por cento das intenções globais de voto nas legislativas de 20 de Março, contra 26,4 por cento para o PAICV. Para a União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) a previsão é de 9,1 por cento.

Por outro lado, uma sondagem um pouco mais antiga da MGF Research, um instituto sediado em São Vicente, em estudo realizado de 26 a 29 de Fevereiro, atribui ao PAICV, partido liderado por Janira Hopffer Almada,  a vitória, com 30,1 por cento. No segundo lugar, encontra-se o MpD, o maior partido da oposição, com 27,5 por cento das intenções de voto; seguido da UCID, liderada por António Monteiro, com oito por cento.

Os números das vitórias “sondadas”

Mpd

A sondagem do Instituto Capes foi de âmbito nacional, feita por telefone. Foram inquiridos 5.098 eleitores. O intervalo de confiança é de 95% e o erro de amostragem varia entre 3,1% em Santiago Sul e S.Vicente e 5,5% na Boavista, situando-se, em média, em 4%.

O MPD vence em todos os círculos eleitorais, com margens variáveis, destacando-se Santiago Sul com 43,8% das intenções de voto, contra 24,8% do PAICV e 3,1% da UCID, Santiago Norte em que o MPD reúne 34,7% das intenções de voto, o PAICV 26% e UCID 3,8%. Em S.Vicente, o MPD lidera agregando 27,2%, o PAICV 17% e a UCID ocupa a segunda posição com 24,5% das intenções de voto.

Na ilha de Santo Antão, a diferença entre os dois primeiros é de 13,4 pontos percentuais, tendo o MPD 35,5% e o PAICV 22,1%. A UCID representa 12% das intenções de voto. A diferença de votos é menor na ilha do Fogo, estando o MPD na dianteira com 43%, o PAICV congrega 40,6% e a UCID 1,8%.

PAICV

O Instituto MGF Researh realizou 1.064 entrevistas telefónicas num universo da população residente em Cabo Verde com idade igual ou superior a 18 anos, entre 26 e 29 de Fevereiro de 2016. A margem de erro é de três por cento. Ainda de acordo com a sondagem, 32,5 por cento dos eleitores sentem-se mais próximos ao PAICV e 22,7 por cento mais inclinados para o MpD. Do total, 56 por cento dos inquiridos afirmaram que a escolha era definitiva, ao passo que 33,1 acreditam que ainda podem mudar de opinião e sete por cento não sabem. Em termos de idade dos inquiridos, a faixa entre 45 e 54 anos representou 18,4 por cento, ao passo que os 25 e 34 anos ficou com 17,6 por cento.

Os cidadão vão a votos no próximo domingo, dia 20 de Março.

Rede Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana