terça-feira, 14 de junho de 2016

PRIMEIRO-MINISTRO TIMORENSE VISITA EUROPA E ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA



Díli, 13 jun (Lusa) - O primeiro-ministro timorense, Rui Maria de Araújo, inicia terça-feira uma visita a Bruxelas, Washington e Nova Iorque, durante a qual manterá vários encontros multilaterais e bilaterais com vários líderes mundiais, informou o Governo.

Em comunicado, o executivo explica que a visita pretende "melhorar a cooperação internacional e apresentar a posição do Governo sobre questões de interesse nacional" para Timor-Leste.

Rui Araújo participa em Bruxelas nas Jornadas Europeias do Desenvolvimento, um fórum europeu para questões de desenvolvimento e de cooperação internacional onde deverá dar conta dos progressos conseguidos nos últimos anos por Timor-Leste na aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

A agenda paralela prevê encontros com o Presidente da República Centro-Africana, o primeiro-ministro da Etiópia e o ministro do Desenvolvimento Internacional da Suécia, para "debater formas eficientes de assistência".

Nos Estados Unidos tem previsto encontros com quadros da Administração de Barack Obama e dirigentes políticos, bem como com grupos de reflexão e outros fóruns, "para promover os interesses de Timor-Leste, incluindo os esforços da nação no sentido de estabelecer as suas fronteiras marítimas".

Agio Pereira, ministro de Estado e porta-vos do Governo, sublinhou o empenho timorense em melhorar a cooperação internacional para o desenvolvimento.

"Além disso, precisa de contar com o apoio internacional e o reconhecimento dos nossos esforços para alcançarmos a delimitação das nossas fronteiras marítimas", referiu.

Rui Araújo regressa a Timor-Leste a 02 de julho.

ASP // NS


Sem comentários:

Mais lidas da semana