sexta-feira, 7 de julho de 2017

Brasil em Lisboa | ROBERTO FRANCISCO NASI, PALESTRA NA UNIVERSIDADE DE LISBOA



IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA HISTÓRICA

Homenagem a Ivo de Castro

"O trabalho buscou retratar um fenômeno linguístico de elevação vocálica e de propor metodologia de interpretação de indícios gráficos encontrados como possíveis reflexos de processos fonológicos"

A pesquisa de doutorado “Alçamento de Vogais Médias Pretônicas no Português Sul-Rio-Grandense: retrato oitocentista e alternativa de interpretação do grafema como indício fonético/fonológico”, de Roberto Francisco Nasi, sob orientação da Profa. Dra. Valéria Neto de Oliveira Monaretto (UFRGS), será apresentada, em forma de uma comunicação, no IV Congresso Internacional de Linguística Histórica, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, de 17 a 21 de Julho de 2017. 

Como corpora deste estudo, além de 118 documentos manuscritos do século XIX, foram analisados 240 exemplares de 62 títulos de jornais publicados no Rio Grande do Sul, Brasil, entre 1828 e 1900. 

Esses jornais são parte do acervo de Jornais Raros do setor de imprensa do Museu de Comunicação Hipólito José da Costa (MUSECOM), sob coordenação de Carlos Roberto Saraiva da Costa Leite e registram a memória social e cultural do sul do Brazil oitocentista. 

O trabalho buscou retratar um fenômeno linguístico de elevação vocálica e de propor metodologia de interpretação de indícios gráficos encontrados como possíveis reflexos de processos fonológicos.

- Informação elaborada por Carlos Roberto Saraiva da Costa Leite | Porto Alegre | Brasil, colaborador do Página Global

Sem comentários:

Mais lidas da semana