António
Sampaio (Texto) e Nuno Veiga (Fotos)
Díli,
09 jul (Lusa) - Do marketing político ao uso de 'drones', de debates em
estúdios de última geração à intensa intervenção nas redes sociais, a campanha
para as legislativas de 22 de julho em Timor-Leste está a ser a mais
profissional de sempre.
Uma
profissionalização que se nota em particular nos maiores dos partidos - o
Congresso Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT) de Xanana Gusmão e a
Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) de Mari Alkatiri.
Em
Díli, por exemplo, onde os dois partidos ainda praticamente não estiveram desde
o início da campanha, que começou a 20 de junho, a sua presença já se nota de
forma significativa com 'outdoors' de grandes dimensões a decorarem as
principais avenidas.
Cartazes
em que CNRT e Fretilin dominam, mas que incluem também outros, quer do partido
timorense mais antigo, a União Democrática Timorense (UDT, quer do mais
recente, o Partido da Libertação Popular (PLP), liderado pelo ex-Presidente
Taur Matan Ruak.
Do
lado do CNRT as imagens apostam na figura do seu líder, Xanana Gusmão, que aos
71 anos de idade ainda não falhou um ato de campanha, percorrendo Timor-Leste
de uma ponta a outra para os comícios do partido.
"Vota
CNRT, vota no futuro" é o 'slogan' do partido que, desde o sorteio do seu
lugar no boletim de voto, aposta também nas referências futebolísticas: o C e o
R e o 7 a serem referências a Cristiano Ronaldo.
Dionísio
Babo, presidente do Conselho Diretivo Nacional - e que é também ministro da
Coordenador dos Assuntos da Administração do Estado e da Justiça e ministro da
Administração Estatal - diz que o profissionalismo se nota tanto nas
estratégias dos partidos como na forma como funcionam as autoridades
eleitorais, STAE e CNE.
Uma
profissionalização que reflete ao mesmo tempo as melhorias que se vivem em
Timor-Leste mas também a necessidade de responder a uma população mais
informada em que "mais de 20% são novos votantes, sem tanta relação
emocional com o legado do passado".
Para
estes jovens, disse, a aposta é na publicidade nas redes sociais, com mensagens
"mais profissionais" que ajudem a dar a conhecer o partido.
O
CNRT, por exemplo, usou 'drones' para gravar imagens de vários pontos de
Timor-Leste, mostrando novas infraestruturas e o desenvolvimento que o país viveu.
O vídeo passa agora nas redes sociais mas também em tempos de antena na
televisão pública RTTL ou no recém-inaugurado canal privado GMN TV.
Babo
reconhece o impacto que a diferente capacidade financeira dos
partidos tem na sua promoção mas nota que mesmos os mais pequenos conseguem
fazer chegar a sua mensagem nas redes sociais, por exemplo.
Também
a Fretilin mostra uma máquina de campanha profissional e sofisticada com
imagens que recorrem a anónimos para promover o slogan "fazer mais" e
vídeos que mostram um país vibrante e ativo sob o lema "Ba Timor-leste Ida
Buras Liu (para um Timor-Leste mais desenvolvido).
José
Teixeira, um dos arquitetos da campanha, aponta o elevado grau de
profissionalização e sofisticação da campanha, resultado da evolução do país,
da aposta da Fretilin na formação dos seus jovens e no apoio de organizações
internacionais como a Labour International ou o International Republican
Institute que "deram formação a todos os partidos" em aspetos como o
uso das redes sociais.
"A
aposta nos jovens foi uma das melhores coisas que fizemos. A Juventude
Fretilin, jovens qualificados e emergentes, aproveitam toda a tecnologia e tudo
o que temos disponível, permitindo uma campanha diferente", explicou.
"Em
vez de ter só os líderes a falar, temos os jovens que vão aos mercados, aos
parques, a todo o lado e montam um ponto de promoção para dar a conhecer os
nossos planos, os nossos programas.
O
'estreante' PLP, com menos dinheiro que os dois grandes, faz valer a sua
promoção num grupo de jovens intensamente ativos nas redes sociais, muitos
deles ex-jornalistas que estiveram no gabinete de imprensa da Presidência.
Imagens,
vídeos, comentários, intervenções políticas marcam o debate diário num espaço
onde já estão, segundo as estimativas mais recentes, mais de 400 mil timorenses
(um terço da população).
Taur
Matan Ruak é a figura central do partido ainda que outros nomes, como Fidelis
Magalhães, surjam também a representar o PLP, inclusive em debates televisivos
que têm, nas últimas semanas marcado a programação televisiva.
Este
fim-de-semana, por exemplo, o Conselho de Imprensa conduziu, nos estúdios da
GMN TV, um debate com sete dos 21 partidos. O tema: o Estado da Comunicação do
Estado.
A
campanha para as legislativas termina a 19 de julho.
ASP
// FV. | Lusa
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