quinta-feira, 13 de abril de 2017

“EUA ESTÃO CÁ PARA NOS SALVAR”, diz Miguel Tiago com ironia



"Nem Hitler desceu tão baixo ao ponto de usar armas químicas", disse esta terça-feira o assessor da Casa Branca, Sean Spicer.

As recentes declarações do assessor da Casa Branca, que comparou o ataque químico na Síria com o Holocausto, têm valido fortes críticas à presidência norte-americana. “Nem Hitler desceu tão baixo ao ponto de usar armas químicas”, afirmou Sean Spicer, momentos antes de admitir que cometeu “um erro”.

As palavras não foram porém desconsideradas ou mesmo desdramatizadas. Por cá, Miguel Tiago mostrou-se incrédulo com a afirmação e recordou alguns dos ataques perpetrados, ao longo da História, pelos Estados Unidos.

“As considerações sobre Hitler nem merecem comentários, porque felizmente o mundo sabe o que Hitler fez no século passado. Já sobre o império americano não ter utilizado armas químicas "nem na segunda guerra mundial...”, começou por escrever o deputado do PCP na sua página no Facebook.

“Aqueles 83 mortos e mais de 600 feridos por exposição a gás mostarda em Itália, 1943, terão uma opinião diferente sobre a utilização de armas químicas pelos EUA. Mas assim de repente também lembro uns milhões de mortos por causa de umas bombas nucleares que ainda hoje provocam mutações e no Vietnam há quem diga, mas certamente por maldade, que os Estados Unidos da América usaram agente laranja e napalm”, lembrou, rematando a sua publicação com uma apreciação feita em tom de ironia: “E ainda mais impossível é terem alguma vez utilizado urânio empobrecido em algum lugar do mundo. Porque eles estão cá para nos salvar!”.

Na rede social Facebook, também o socialista Alfredo Barroso teceu comentários sobre as palavras de Sean Spicer, atirando: “Tão imbecil e ignorante como o seu patrão, Donald Trump. A este idiota só faltou dizer que mais de seis milhões de judeus, ciganos, oposicionistas e seres humanos com mal-formações e perturbações mentais foram assassinados pelos carrascos às ordens de Hitler e Himmler com amêndoas da Páscoa. Mas que grande besta!”.

Goreti Pera | Notícias ao Minuto, ontem

Nota PG: "O Agente laranja é uma mistura de dois herbicidas: o 2,4-D e o 2,4,5-T. Foi usado como desfolhante pelo exército dos Estados Unidos na Guerra do Vietname. Nocivo para a vida humana.

No período de 1961 a 1971, as tropas americanas aspergiram 80 milhões de litros de herbicidas, que continham 400 quilogramas de dioxina sobre o território vietnamita, de acordo com estatísticas oficiais.

Esses desfolhantes destruiram o habitat natural, deixaram 4,8 milhões de pessoas expostas ao agente laranja e provocaram enfermidades irreversíveis, sobretudo malformações congênitas, câncer e síndromes neurológicas em crianças, mulheres e homens do país."

Parcial de Wikipédia

Imagens de exemplo de vítimas de agentes químicos lançados pelos EUA no Vietname

TRUMP. COVEIRO DO IMPÉRIO A CURTO PRAZO


O narcisista e fanfarrão Trump deve proporcionar o tão esperado espetáculo da queda-livre do corrupto e mais belicista Império da história: subproduto da democracia fajuta, melhor que o dinheiro pode comprar dos Estados Policialescos da América que ainda encantam algumas vítimas da grande mídia de idiotização em massa

Edu Montesanti*

A queda definitiva do agonizante é apenas uma questão de tempo. Uma leitura do livro Ascensão e Queda das Grandes Potências deixará esta ideia bem clara ao leitor, sem nenhuma dúvida, e segundo as impressões deste articulista: o tombo será mais feio que o dos outro impérios ao longo da história. A grosso e resumido modo: quanto maior o tamanho do coqueiro, maior o tombo do coco.

Pois o narcisista e fanfarrão Donald Trump deve proporcionar o tão esperado espetáculo da queda-livre do corrupto e mais belicista Império da história, como nenhum outro que se tenha conhecimento.

Para além do tamanho e da imagem equivocada que a América "livre" e "poderosa" faz de si, à diferença, por exemplo, do final da II Guerra quando o Império britânico ruiu de vez e o norte-americano emergiu como tal, o mundo estava destroçado pelo maior conflito da história, moral, política e economicamente. 

Hoje, o mundo está cada vez mais multipolar por nações que além de fortalecer e ultrapassar o combalido Tio Sam em diversos quesitos importantes - inclusive militarmente -, muitos desses países enxergados pelo esquizofrênico Império norte-americano como inimigos, ameaças, concorrentes, estão se unindo - desejando abertamente aliança com Washington, que se recusa a isso em nome do retorno a um mundo unipolar.

EUA. Pentágono treinou "rebeldes" da Al Qaeda na Síria na utilização de armas químicas


Michel Chossudovsky

Os media ocidentais refutam as suas próprias mentiras. Eles não só confirmam que o Pentágono tem estado a treinar os terroristas na utilização de armas químicas como também reconhecem a existência de um não tão secreto "plano apoiado pelos EUA para lançar um ataque com armas químicas na Síria e culpar o regime de Assad" .

O Daily Mail de Londres, num artigo de 2013, confirmou a existência de um projecto anglo-americano endossado pela Casa Branca (com a assistência do Qatar) para efectuar um ataque com armas químicas na Síria e atribuir a culpa a Bashar Al Assad.

O artigo seguinte no Mail Online foi publicado e a seguir removido. Note-se o discurso contraditório: "Obama emitiu advertência ao presidente sírio Bashar al Assad", "Casa Branca dá sinal verde a ataque com armas químicas". 

Esta reportagem no Mail Online publicada em Janeiro de 2013 foi removida a seguir.
Para mais pormenores clique aqui .

O treino do Pentágono de "rebeldes" (também conhecidos como terroristas do Al Qaeda) na utilização de armas químicas.

A CNN acusa Bashar Al Assad de matar seu próprio povo enquanto também reconhece que os "rebeldes" não só estão na posse de armas químicas como também que estes "terroristas moderados" filiados à Al Nusra são treinados na utilização de armas químicas por especialistas sob contrato com o Pentágono. 

Numa lógica enviesada, o mandato do Pentágono era assegurar que os rebeldes alinhados com a Al Qaeda não adquiririam ou utilizariam ADM, ao realmente treiná-lo na utilização de armas químicas (soa contraditório): 

"O treino [em armas químicas], o qual está a realizar-se na Jordânia e na Turquia, envolve como monitorar e proteger stocks de matérias-primas e manusear sítios e materiais com armas, de acordo com as fontes. Alguns dos empreiteiros estão no terreno na Síria a trabalhar com os rebeldes para monitorar alguns dos sítios, segundo um dos responsáveis.

A nacionalidade dos treinadores não foi revelada, embora os responsáveis previnam contra a hipótese de serem todos americanos. ( CNN , 09/Dezembro/2012). 

Captura de écran do artigo da CNN. 
O link original foi redireccionado para blogs da CNN.
A reportagem à direita, da jornalista premiada Elise Labott, da CNN (relegada para o status de um blog da CNN), refuta numerosas acusações da CNN contra Bashar Al Assad. 

Quem está a efectuar o treino de terroristas na utilização de armas químicas? De fonte confiável: a CNN. 

E estes são os mesmos terroristas (treinados pelo Pentágono) que são os alegados alvos da campanha de bombardeamento anti-terrorista de Washington iniciada por Obama em Agosto de 2014: 

"O esquema estabelecido pelo Pentágono em 2012 consistiu em equipar e treina rebeldes Al Qaeda na utilização de armas químicas, com o apoio de empreiteiros militares contratados pelo Pentágono – e a seguir sustentar que o governo sírio era responsável por utilizar as ADM contra o povo sírio.O que está a desdobrar-se é um cenário diabólico – o qual é uma parte integral do planeamento militar – nomeadamente uma situação em que terroristas da oposição aconselhados pelos empreiteiros ocidentais da defesa estão realmente na posse de armas químicas. 

Isto não é um exercício de treino rebelde em não-proliferação. Enquanto o presidente Obama declara que "você será responsabilizado" se "você" (referindo-se ao governo sírio) utilizar armas químicas, o que é contemplado como parte desta operação encoberta é a posse de armas químicas pelos terroristas patrocinados pelos EUA-NATO, nomeadamente "pelos nossos" operacionais filiados à Al Qaeda, incluindo a Frente Al Nusra, a qual constitui o mais eficaz grupo combatente financiado e treinado pelo ocidente, em grande parte integrado por mercenários estrangeiros. Numa distorção amarga, Jabhat al-Nusra, um "activo de inteligência" patrocinado pelos EUA, foi colocado recentemente na lista de organizações terroristas do Departamento de Estado.

O ocidente afirma que vem para resgatar o povo sírio, cujas vidas estão alegadamente ameaçadas por Bashar Al Assad. A verdade é que a aliança militar ocidental não só está a apoiar os terroristas, incluindo a Frente Al Nusra, como também a tornar disponíveis armas químicas para a sua "oposição" de forças rebeldes.

A fase seguinte deste cenário diabólico é que as armas químicas nas mãos de operacionais da Al Qaeda serão utilizadas contra civis, o que potencialmente poderia levar toda uma nação a um desastre humanitário.

A questão mais ampla é: quem é uma ameaça para o povo sírio? O governo sírio de Bashar al Assad ou a aliança militar EUA-NATO-Israel, a qual está a recrutar forças terroristas de "oposição", as quais estão agora a ser treinadas na utilização de armas químicas" ( Michel Chossudosvsky , 08/Maio/2013). 

07/Abril/2017 - O original encontra-se em www.globalresearch.ca/... 

Este artigo encontra-se em http://resistir.info/ 

EUA ATACAM AFEGANISTÃO COM A “MÃE DE TODAS AS BOMBAS”



Informação foi confirmada pelo oficial do Departamento de Defesa dos Estados Unidos

Os Estados Unidos da América lançaram, esta quinta-feira no Afeganistão, a maior bomba não-nuclear da história.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos revelou o ataque à Fox News, descrevendo a bomba como a “mãe de todas as bombas”.

Segundo explica a Fox News, a bomba foi largada num complexo de grutas pertencente ao Estado Islâmico na província afegã de Nangarhar, local onde, na semana passada, um soldado norte-americano foi morto numa operação contra os jihadistas.

O general John Nicholson explicou que os jihadistas estão a optar por se esconderem em bunkers e túneis, razão pela qual esta bomba, que pesa cerca de 11 toneladas, é a “munição perfeita” para atacar e impedir o avanço do Daesh.

Patrícia Martins Carvalho, em Notícias ao Minuto

O TEMPO DOS HOMENS EXCECIONAIS


Uma das coisas irritantes da avaliação do presente é a ideia de que “isto nunca esteve tão mal”

Ana Sá Lopes – jornal i, editorial

Enquanto desabafo de café, emocional, faz sentido: afinal, o tempo em que éramos jovens era o melhor de todos. A reescrita do passado enquanto lugar de prazeres etéreos é um mecanismo automático e algum esquecimento é preciso para continuar a marcha da vida dos povos.

Veja-se a Europa: foi preciso uma grande dose de esquecimento para trancar os traumas da II Guerra Mundial num poço, pôr uma pedra em cima e, sobre essa pedra, construir uma nova igreja – a da Europa como lugar primeiro da solidariedade, teoria agora em fim de ciclo.

Infelizmente, as memórias de passados felizes são coisas íntimas e humanamente compreensíveis que não resistem à lógica, à estatística e à política. Esta semana, no lançamento da edição definitiva de “O Canto e as Armas”, de Manuel Alegre, que foi publicado pelo primeira vez faz agora 50 anos, Alegre desabafava que “é muito difícil transmitir às novas gerações o sufoco daquele tempo”. Nada mais verdadeiro. É, aliás, quase impossível.

Como explicar que havia uma ditadura, uma guerra colonial, caixões de Pedros soldados, uma pobreza assustadora, uma classe média assustada e remediada, uma função pública que tinha de assinar um papel a declarar a sua aversão ao comunismo? Onde as mulheres tinham um bocadinho mais de direitos do que os animais têm hoje? Esse país que hoje parece intangível, incompreensível, quase uma lenda para as gerações mais jovens, era o que havia há 50 anos.

“O Canto e as Armas” é o retrato bruto desse país, feito por um poeta muito jovem e combatente. Mas esse tempo negro foi também o tempo dos homens excecionais. Manuel Alegre é um desses homens excecionais que o país – e as gerações mais jovens – devia saber homenagear condignamente. Mas, se calhar, muitos não percebem. Nem o percebem. Mas os poetas têm a dádiva de também não precisar disso.

“Cântico da morte” do FCP: VÍTIMAS DO CHAPECOENSE ÀS VOLTAS NAS TUMBAS


A claque do FCP cantou a desejar a morte dos do Benfica à semelhança da equipa brasileira do Chapecoense, que pereceram na queda do avião. Chamam-lhe sátira e consideram manobra de diversão por ter sido interpretada como ofensiva. Divulgaram um comunicado onde anunciam a decisão de não cantar mais aquele cântico de desejo da morte física do adversário Benfica. Chamar sátira a algo tão explicito faz lembrar aquela do “ver Lisboa a arder” e outras do estilo no apelo ao ódio. A falsa interpretação e justificação esfarrapada não oculta o desrespeito pela vida dos adversários, nem o desrespeito pelos atletas do Chapecoense que morreram no trágico acidente, assim como seus familiares, amigos e adeptos. Lamentável, no mínimo. Coisa de bestas, para dizer com objetividade.

A evidência da maldade, da diarreia mental que tantas vezes sobrecarrega os indivíduos das claques, dos fanáticos e antidesportistas, são o que também afasta muitas pessoas de assistirem e participarem nos eventos que podiam ser realmente festas do desporto. Devido a claques radicais, agressivas e desordeiras é melhor não. E ver o possível na televisão. 

As claques… Aquelas claques… Acabem com elas, separem o trigo do joio em benefício do desporto e dos desportistas. É que, neste caso do “cântico” dos do FCP até as vítimas do Chapecoense devem estar às voltas nas suas tumbas, a requerer às bestas respeito e paz para as suas almas. (CT / PG)

Portugal. CADA CAVADELA, SUA MINHOCA


Rafael Barbosa* – Jornal de Notícias, opinião

Mais tarde ou mais cedo, haveria de chegar mais uma fatura para os contribuintes. Quando ainda se fazem contas ao que vão custar os buracos da CGD e do Novo Banco, eis que surge mais um banco na liça, desta vez o Santander Totta, pronto a cobrar milhões por conta dos famigerados swaps assinados pelo conjunto de "boys" do PSD, PS e CDS que costumam alternar na gestão das empresas públicas de transportes. Depois da ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque ter empurrado o problema com a barriga (um pouco a exemplo do que fez com o BES/Novo Banco, com o Banif e com a CGD), com isso aumentando a conta, vem agora Mário Centeno anunciar as "vantagens" do acordo. Que se podem resumir assim: o Estado (os contribuintes) paga 1,7 mil milhões de euros ao Santander e este, por sua vez, soma-lhe 600 mil euros e empresta 2,3 mil milhões ao Estado, por 15 anos e com uma taxa de juro de 1,8%. Diz o ministro das Finanças que, com este acordo, os custos são menores, nomeadamente por via da poupança futura com juros. É uma forma de olhar para o problema, compreensível se tivermos em conta que Centeno, não sendo responsável pelo buraco, teve de encontrar uma forma de o tapar. Outra é perceber que assim se vai delapidando o dinheiro público, agravando o défice, aumentando a dívida, sem que ninguém seja verdadeiramente responsabilizado pelos atos de gestão danosa.

Há uma empresa, a Tecnórem, que ganha um concurso público de 21,5 milhões de euros para a construção da Escola de Comunicações da NATO, em Oeiras. Há uma outra empresa, a Mota-Engil, para a qual trabalha agora Paulo Portas, que já foi ministro da Defesa, que fica em segundo lugar no mesmo concurso e apresenta uma reclamação. Há um diretor-geral, Alberto Coelho, que fez parte da Comissão Política do CDS com Portas, que decide pedir o aconselhamento a uma sociedade de advogados, a Sérvulo Correia, a partir do qual a empresa que tinha ficado em segundo lugar passa para primeiro, e em que a empresa que tinha ficado em primeiro lugar é desclassificada, aparentemente à revelia de alguns dos membros do júri do concurso. Há uma tentativa da empresa que passa de bestial a besta para travar o processo em Tribunal Administrativo que esbarra na invocação do interesse público por parte do atual ministro da Defesa, Azeredo Lopes. A Tecnorém faz uma denúncia junto do Ministério Público, em que acusa Paulo Portas de participar num esquema de favorecimento à Mota-Engil. O contrato é assinado, assunto arrumado. Ou haverá por aí algum mal-intencionado que ache que algumas destas coincidências precisam de esclarecimento?

* Editor executivo

FARTOS DE JUDAS E DE MIMADOS VANDALOS FINALISTAS




Quase não vale o tempo de pegar neste Expresso Curto. Chávena fria, café fraco (talvez martelado), adoçado com um sintético qualquer que se topa à distância. Açucar é que não é. Quem o serve é o editor de sociedade(?) Rui Gustavo, do “papelão” do tio Balsemão Marinha Bilderberg. Credo, a cousa está mesmo uma zurrapa.

Não perdendo mais tempo em considerações de apreciação da qualidade da beberreira vamos lá ao que há para escrever sobre a abertura de hoje. Notem que é preferível ser fora do contexto cafeeiro se assim valer o desvio.

Importante salientar: não interpretem que este tirador do Curto de hoje não saiba das artes do pó que era contrabando para Espanha e que deu oportunidade ao tio Nabeiro para fazer deltamente fortuna e coisas boas. Acontece é que este período carrega uns quantos de sorumbatismo e de fartum por tudo e por nada. Adiante, e leiam o Curto porque vale sempre a pena, mesmo quando a alma é pequena.

Só mais um aparte: os “putos” foram a Espanha e partiram aquilo tudo. Fizeram disparate. Pois fizeram. Ah, e tal, são jovens e todos os jovens fazem disparates… Pois, então está bem. O Carola, o Manel, o Jaime, o Antunes, o Belmiro, o Zé da Carroça, o Pé Descalço, milhares deles, começaram a trabalhar aos 10 anos, aos 12, aos 14 anos, sem hipótese de estudar muitas das vezes ou estudando à noite depois do grande cansaço que era a força que restava ao fim do dia… Esses não compreendem estes mimados do caraças, com grandes cabedais para a estiva e outros trabalhinhos mas que vão a Espanha partir aquilo tudo por… divertimento. Ah, e tal, são jovens. Pois. E até futuros lideres políticos, e empresários, e patrões… Ora já se compreende porque andamos atascados nesta fossa, porque é que há tipos do estilo do Passos Coelho e quejandos… Aióóóó. Já cheira a palha.

De outra lavra, JN: Portugal criticado na luta contra a corrupção. E mais um “cheirinho”:
“O organismo do Conselho da Europa para combate à corrupção voltou este ano a instar as autoridades portuguesas para que reforcem a criminalização de subornos e tráfico de influências. 
O Grupo de Estados contra a Corrupção (GRECO) do Conselho da Europa lamenta que o tráfico de influência em Portugal só seja criminalizado se não implicar um ato ilegal.
Segundo o organismo, o crime de tráfico de influência está ainda limitado a situações que envolvam um ato ilegal e não se aplica a todos os funcionários estrangeiros ou membros de organizações internacionais.”
São os três primeiros parágrafos, mas há mais.

Com ironia dá ainda para fazer notar que essa da corrupção é uma conveniência dos batoteiros, dos sacanas, dos Judas que contribuem para arrasar este país e outros países. Não combater o fenómeno convenientemente parte dos decisores, dos líderes. Talvez tipos e tipas do estilo dos que vão a Espanha e partem tudo e têm a lata de se acharem vítimas. Olhem, o Dias Loureiro também se considera vítima da máquina da justiça, e o José Sócrates, e tantos outros. Sabemos que aquela máquina é uma grande treta e vagarosa… Isso até convém à maioria dos corruptos, de alto a baixo. Assim como convém imenso o “deixa andar”, os “alçapões” construídos pelo legislador… Quem? Os deputados que sentam o traseiro nas legislaturas que vão e vêm no ritmo de engonhar e fazer que fazem. 

Que não são todos a fazer isso. Pois não, mas são alguns que engatam tudo e emperram a máquina. Mesmo que fossem só dois eram demasiados. Aliás, esses tais moralistas que se acham no direito de se reformarem da AR ao fim de 12 anos (ou 16?) mas que para os comuns mortais que “eles governam e que de suas vidas põem e dispõem” obrigam à chapa dos 40 anos de descontos (45?) ou aos 70 anos de má-vida.

 Estamos perante uma sacanagem de todo o tamanho, perante uns sacadores sem-vergonha, imorais que não revêem as suas abusivas mordomias e vantagens comparativamente aos que eles dizem que “governam” mas que na realidade exploram e permitem legislativamente (também) que uns quantos chicos-espertos explorem e façam fortunas por via dessas explorações.

Adiante. Jesus Cristo tem hoje a última ceia e um sacana (ou mais) vai traí-lo. Esse era Judas, segundo a história. Fartos de Judas andamos nós.

Apanhe a boleia. Expresso Curto, sempre bom de ler… e meditar. E aprender sobre as linhas com que nos cozemos. Bom dia, se conseguirem (MM / PG)

Mais lidas da semana