quarta-feira, 19 de abril de 2017

BOAVENTURA: PARA QUE O FUTURO SEJA DE NOVO POSSÍVEL


E se o divórcio entre Democracia e Revolução estiver na origem dos tempos sombrios que vivemos? E se Democracia e Revolução puderem se amigar de novo?

Boaventura de Sousa Santos | Outras Palavras | Imagem: Robert Doisneau

Quando olhamos para o passado com os olhos do presente, deparamo-nos com cemitérios imensos de futuros abandonados, lutas que abriram novas possibilidades mas foram neutralizadas, silenciadas ou desvirtuadas, futuros assassinados ao nascer ou mesmo antes, contingências que decidiram a opção vencedora depois atribuída ao sentido da história. Nesses cemitérios, os futuros abandonados são também corpos sepultados, muitas vezes corpos que apostaram em futuros errados ou inúteis. Veneramo-los ou execramo-los consoante o futuro que eles e elas quiseram coincide ou não com o que queremos para nós. Por isso choramos os mortos, mas nunca os mesmos mortos. Para que não se pense que os exemplos recentes se reduzem aos homens-bombas – mártires para uns, terroristas para outros – em 2014 houve duas celebrações do assassinato do Arquiduque de Francisco Fernando e sua esposa em Sarajevo, e que conduziu à I Guerra Mundial. Num bairro da cidade, bósnios croatas e muçulmanos celebraram o monarca e sua esposa, enquanto noutro bairro, bósnios sérvios celebraram Gravilo Princip que os assassinou, e até lhe fizeram uma estátua.

No início do século XXI, a ideia de futuros abandonados parece obsoleta, aliás tanto quanto a própria ideia de futuro. O futuro parece ter estacionado no presente e estar disposto a ficar aqui por tempo indeterminado. A novidade, a surpresa, a indeterminação sucedem-se tão banalmente que tudo o que de bom como de mau estava eventualmente reservado para o futuro está a ocorrer hoje. O futuro antecipou-se a si próprio e caiu no presente. A vertigem do tempo que passa é igual à vertigem do tempo que pára. A banalização da inovação vai de par com a banalização da glória e do horror. Muitas pessoas vivem isto com indiferença. Há muito desistiram de fazer acontecer o mundo e por isso estão resignados a que o mundo lhes aconteça. São os cínicos, profissionais do ceticismo. Há, porém, dois grupos muito diferentes em tamanho e sorte para quem esta desistência não é opção.

Aeroporto internacional de Maputo é “hub” do tráfico de cornos de rinoceronte para Ásia


No passado dia 29 de Março as alfândegas de Hong Kong apreenderam dois cornos de rinocerontes, no dia 7 de Abril foram apreendidos em Kuala Lumpur outros 18, todos passaram pela capital moçambicana. Moçambique voltou a ter uma população de poucas dezenas de rinocerontes, quatro deles foram abatidos por caçadores ilegais desde Janeiro. Porém na vizinha África do Sul, desde o início do ano até a semana finda, foram abatidos 137 rinocerontes no Parque Nacional Kruger cujos cornos foram cortados e há indícios que parte deles tenham sido transportados para Maputo de onde estão a ser traficados, a partir do aeroporto internacional de Mavalane, para a Ásia. Moçambique é um dos “hubs” do tráfico, nos últimos seis anos foram traficados 797,78 quilos de cornos de rinocerontes.

Quem tenha viajado a partir do principal aeroporto do nosso País sabe que a bagagem despachada para o porão é alvo de inspecção, primeira a chamada não intrusiva através de um dos vários scanners ali instalados e, caso se observe algum objecto suspeito, agentes da Polícia da República de Moçambique(PRM) assim como das Alfândegas abrem as malas e verificam o seu conteúdo. Procedimento similar acontece no terminal de carga assim como é aplicado a bagagem que é transportada na cabina do avião.

Angola. PGR exige a Portugal desmentido sobre alegada recusa em colaborar


Angola diz que pedidos de inquérito a Manuel Vicente são “pura falácia” e pede à procuradoria portuguesa para repor a verdade.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) nega ter recebido qualquer documento por parte da procuradoria portuguesa para que Manuel Vicente fosse formalmente constituído arguido e interrogado, exigindo agora um desmentido sobre a alegada recusa das autoridades angolanas em cooperar com a justiça lusa.

Num ofício enviado pelo procurador João Maria de Sousa à congénere portuguesa Joana Marques Vidal, citado pelo jornal Público, considera-se “pura falácia” as notícias sobre uma alegada carta rogatória enviada por Portugal pedindo que Manuel Vicente fosse constituído arguido e interrogado, pelo que é exigido um “desmentido da PGR portuguesa, não apenas para evitar que se vilipendie o bom nome (…) de uma instituição congénere mas também porque se impõe o dever mortal de corrigir o que não corresponde à verdade”, lê-se no ofício com data de 28 de Março.

A situação remonta a Outubro do ano passado, durante a investigação a Orlando Figueira, no âmbito da Operação Fizz, quando as procuradoras, encarregues de perceber se o arquivamento de dois processos do ex-magistrado português tinham sido feitas a troco dinheiro, decidiram interrogar Manuel Vicente, o alegado autor dos pagamentos.

FORTE COMBATE ÀS DOENÇAS TROPICAIS NEGLIGENCIADAS


Os líderes mundiais reafirmam comprometimento de pôr fim às doenças tropicais negligenciadas, citando avanços notáveis desde 2012. Para tal, governos e doadores privados prometem 812 milhões de dólares na cimeira de cinco dias que decorre em Genebra (Suíça).

Esta semana, líderes de governos, empresas farmacêuticas e organizações filantrópicas reuniram-se em Genebra numa cimeira de cinco dias para assumir novos compromissos aos esforços colectivos para controlar e eliminar as doenças tropicais negligenciadas (DTN).

O encontro coincidiu com o lançamento do Quarto Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre as DTNs, mostrando progressos visíveis contra estas doenças debilitantes e um compromisso do Reino Unido para duplicar o seu financiamento para as DTNs.

A reunião ocorre cinco anos após o lançamento da Declaração de Londres sobre DTN, um compromisso dos sectores público e privado para atingir os objectivos da OMS para controle, eliminação e erradicação de 10 DTN. Naquela época, bilhões de tratamentos foram doados por empresas farmacêuticas e entregues a comunidades empobrecidas em quase 150 países, alcançando quase um bilhão de pessoas em 2015.

As DTN são algumas das doenças mais antigas e mais dolorosas que afligem as comunidades mais pobres do mundo. Uma em cada seis pessoas no mundo sofre de DTN, incluindo mais de meio bilhão de crianças. As DTN incapacitam, debilitam e perpetuam ciclos de pobreza, mantendo crianças fora da escola, pais fora do trabalho, e diminuem a perspectiva de seu desenvolvimento económico.

Um novo relatório da OMS, intitulado Integração das Doenças Tropicais Negligenciadas na Saúde e Desenvolvimento Globais, revelou que, mais do que nunca, pessoas estão a ser atendidas com as intervenções necessárias para as DTN. Em 2015, cerca de um bilhão de pessoas recebeu tratamentos doados por empresas farmacêuticas para pelo menos uma DTN, representando um aumento de 36% desde 2011, um ano antes do lançamento da Declaração de Londres. À medida que mais países e regiões eliminam as DTN, diminui também o número de pessoas que necessitam de tratamento, de 2 bilhões em 2010 chegou-se a 1,6 bilhão em 2015.

Angola. Empresa integrada na construção do Porto de Cabinda acusada de destruir propriedades


Moradores afectados pedem reunião com a empresa e ameaçam com protestos

Empresa de exploração de pedras adstrita ao projecto do Porto do Caio em Cabinda, financiada pelo Fundo Soberano de Angola, está ser acusada de ter destruído propriedades de camponeses e a única nascente do rio que serve as populações da região do Ndoco, no interior da floresta do Mayombe.

Domingos Nsitu, uma das vítimas destes actos, diz que há cerca de seis meses que a empresa em causa se recusa a indemnizar os lesados e a arranjar alternativas para a captação de água potável para a população.

Nsitu revela à VOA que a população exigiu um encontro com uma autoridade da administração municipal de Belize, para amanhã, 20, na qual espera que a empresa apresente a sua versão e apresente as razões por que se recusa a indemnizar os camponeses que ficaram sem as suas culturas.

Angola. Activistas do Movimento do Protectorado da Lunda Tchokwe constituídos arguidos


Os quatro foram detidos no Cafunfo

Quatro membros do Movimento Protectoradoda Lunda Tchokwe detidos a 4 de Janeiro em Cafunfo, na província da Lunda Norte, quando participavam numa manifestação, foram formalmente indiciados no crime de tentativa de homicídio pela Procuradoria da República no Dundo.

Pedro Lucas e Zeca Samuimba, detidos durante a manifestação, e Corintio Cagezy e Cazenga Manuel, presos durante as buscas de madrugadas do passado dia 22 de Março, foram agora constituídos arguidos.

O presidente do Movimento Protectoradoda Lunda Tchokwe diz que as detenções e acusações foram encomendadas e fazem parte da estratégia do Executivo angolano para criar medo e humilhar os angolanos.

José Mateus Zecamuxima desafia a Procuradoria a dizer quem sofreu a tentativa de homicídio.

Os advogados da Associação “Mãos livres”, de acordo com o seu presidente Salvador Freire, debatem-se com recursos financeiros para suportar asdespesas de deslocação e alimentação dos defensores fora da cidade de Luanda, mas garante que irão defender os detidos depois da constituição da procuração.

Autoridades cabo-verdianas apelam para vacinação completa contra sarampo


As autoridades de saúde em Cabo Verde apelaram hoje à população para que faça a vacinação completa contra o sarampo, na sequência de uma morte associada à doença em Portugal, onde estão confirmados 21 casos.

"Com esta situação em Portugal é evidente que alertamos e apelamos à população, sobretudo àqueles que não fizeram o calendário vacinal completo, para se aproximarem dos serviços de saúde para reforçar a prevenção contra o sarampo", disse hoje o coordenador nacional de Luta Contra as Doenças de Transmissão Vetorial, António Moreira, citado pela agência Inforpress.

António Moreira assinalou a "muito forte" ligação de Cabo Verde com a comunidade portuguesa e assegurou que as autoridades de saúde cabo-verdianas estão "atentas", "vigilantes" e a acompanhar de perto o que se passa em Portugal.

Oposição cabo-verdiana alerta para riscos de derrapagem orçamental


O maior partido da oposição em Cabo Verde acusa o Governo de estar a financiar o défice orçamental com recurso ao endividamento interno, alertando para o risco de derrapagem orçamental nas contas do ano passado.

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) explica, em comunicado, que depois de avaliar as contas do quarto trimestre de 2016, constatou "uma clara, perigosa e negativa mudança na estratégia de financiamento do défice orçamental", com uma aposta no financiamento interno.

Segundo as contas apresentadas pelo Governo, a economia cabo-verdiana registou em 2016 um crescimento de 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB), num ano em que o orçamento de Estado vigorou apenas durante seis meses.

O Governo conseguiu ainda uma redução do défice das contas públicas de 4,6% para 3,5%, mas viu a dívida pública aumentar de 127,8% em 2015 para 128,6% em 2016, um valor acima dos 121% estimados no Orçamento de Estado para esse ano.

Presidente guineense denuncia roubo diário de 4 mil toneladas de peixe


O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, denunciou estar na posse de informações que apontam para o roubo diário de cerca de quatro mil toneladas do peixe nos mares guineenses e exortou o governo a tomar medidas.

Num comício popular na região de Cacheu, norte do país, na terça-feira, no âmbito da Presidência Aberta, José Mário Vaz disse ser esta a "triste a realidade" que se vive no país com os recursos a serem roubados quando a população passa por dificuldades.

"Já imaginaram toda esta situação, sabendo que nós não temos peixe para comer na nossa terra", defendeu o líder guineense, que voltou a pedir que todos os cidadãos vigiem os recursos naturais do país.

José Mário Vaz afirmou que só com os recursos do mar a Guiné-Bissau "poderia resolver grande parte dos seus problemas" desde que haja controlo.

Estabilidade política está "a piorar" mas Guiné-Bissau é economia liberal


O presidente do Banco da África Ocidental (BAO) considerou hoje que apesar de a instabilidade política na Guiné-Bissau "estar a piorar", existe uma economia "escandalosamente liberal" onde os investimentos e os empresários são respeitados.

"São duas características estruturais, a instabilidade política e a economia escandalosamente liberal", disse Diogo Lacerda Machado em declarações em Lisboa, à margem do ciclo de conferências 'África Lusófona, uma visão prospetiva', que hoje debateu o tema 'Guiné-Bissau, mercado livre no contexto da instabilidade política'.

"As realidades parecem contraditórias, mas uma cria o contexto especial para a outra; a instabilidade política parece menos boa agora porque há um quadro de relativa incerteza a propósito do funcionamento das instituições políticas", disse Diogo Lacerda.

Ainda assim, acrescentou, "a Guiné-Bissau é uma economia que, por causa da instabilidade política, desenvolveu uma economia absolutamente liberal onde as coisas funcionam, o povo tem uma enorme tranquilidade e respeito pelos investimentos, pelos empresários e pelas empresas".

Vidente prevê III Guerra Mundial no centenário das aparições de Fátima


"Mensageiro de Deus" alerta que a III Guerra Mundial vai começar no dia 13 de maio.

Um vidente norte-americano, Horacio Villegas, que se considera um mensageiro de Deus, está convencido de que a III Guerra Mundial já tem data marcada e que esse dia corresponderá exatamente no 100.º aniversário das aparições da Nossa Senhora de Fátima, no dia 13 de maio.

As previsões, que contou ao Daily Star e que agora fazem eco em vários outros órgãos, estão a causar algum alarme, dado o 'historial' de Horacio.

Em 2015, terá previsto que Donald Trump se tornaria presidente dos Estados Unidos e que este iria fazer despoletar um terceiro conflito mundial. "A mensagem principal é que as pessoas precisam de estar preparadas para que, entre 13 de maio e 13 de outubro, a guerra irá causar muita devastação e morte", disse o vidente ao Daily Star. O dia do início da III Guerra Mundial coincidirá, segundo este vidente, com a última aparição de Fátima, em que supostamente a Nossa Senhora anunciou, supostamente, o fim da I Guerra.

O católico previu também que os Estados Unidos iriam atacar a Síria - o que acabou por acontecer depois do ataque químico - e que a Rússia, a Coreia do Norte e a China vão entrar no conflito.

A par disso, o vidente, residente no Texas, afirmou que teve um sonho em que via "bolas de fogo vindas do céu a atingir a Terra". E descreveu o cenário: via pessoas a correr de um lado para o outro, a tentar esconderem-se e a escapar de toda a destruição. "Acredito que isto simboliza os mísseis nucleares que vão atingir as cidades e as pessoas", acrescentou.

Acreditemos ou não, a verdade é que a tensão em torno de um conflito se adensou nos últimos tempos, especialmente entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos. Na realidade, segundo os especialistas, desde a Guerra Fria que o mundo não estava tão próximo de uma guerra à escala global, conforme o The Sun faz hoje nota.

Notícias ao Minuto

VEM AÍ NUCLEAR QUE CHEGA PARA TODOS!



Mário Motta, Lisboa

Que não tarda estala a guerra total já se sabe, o vidente norte-americano não vem adiantar nada de novo, que é na presidência de Trump e que ele a provocará também já se sabe há uns tempos, após ter sido eleito. Que a Coreia do Norte, a Rússia e a China também vão estar envolvidas nessa guerra total… Não é novidade, aliás, é o que é expectável se considerarmos o que está a acontecer na tensão atual entre todas essas potências nucleares. Que a guerra começará já neste próximo 13 de Maio… Isso aí é que é mesmo coisa de vidente. Assim como é coisa de vidente que ele antes tenha previsto que era Trump a vencer as eleições norte-americanas. E outras vidências que referiu… Como o outro: “Não acredito em bruxas. Bem, que elas existem, lá isso existem.”

Ora, assim sendo, a nossa alcunha é o estamos tramados. Todos nós, população mundial. O maluco Trump veio despejar carradas de gasolina no fogo que já existia. Também parece que esse tal vidente – notícia em post anterior – alinha na tese do terceiro segredo de Fátima. Está bem. Apesar de para muitos o aparecimento da Nossa Senhora aos pastorinhos não passar de uma grande treta e um grande negócio para os do chamado santuário da dita Senhora. Claro que os benefícios desse milionário santuário vão para outros que não para a Senhora, nem para os pobres, mas sim para o fausto e para a barbuda.

Considerando que faltam somente pouco mais de três semanas para a guerra começar e andarmos todos a correr e a fugir de bolas de fogo que vêm do céu  - o vidente diz que devem ser mísseis – o melhor é precavermo-nos e ao menos por uma vez sermos bonzinhos uns para os outros neste curto espaço de tempo. É que depois, em guerra, é a maldade que passa a andar à solta – ainda muito mais que na atualidade.

Cá por mim estava para ir pagar os impostos que estão em atraso, as rendas de casa, o que falta pagar do automóvel, dos eletrodomésticos que comprei há menos de um ano, os almoços, lanches e jantares que devo no Restaurante da Esquina… isso tudo. Mas já não vou pagar essas coisas. Não, porque depois fico sem dinheiro para aguentar a guerra com as reservas do numerário (dinheiro) que já não é muito. Além disso vou levantar o dinheiro todo que tenho nos bancos e guardá-lo no cofre de metal grosso que até estava para atirar fora, mas já não o faço. É que aquele cofre é duro de roer, nem um míssil consegue rebentar com aquilo. Se fosse maior até me metia lá dentro para escapar ao nuclear. Sim, porque, não duvidem, vem aí nuclear que chega para todos!

Enfim. Está na hora de nos prepararmos para a maior desgraça, para a guerra em que não fomos metidos nem achados para a decidir. Mas que vamos levar com ela, ai isso vamos! De certeza absoluta.

Não julguem que estou a brincar quando escrevo estas estranhas palavras. No texto, a ficção é só relativamente ao dinheiro e pouco mais. Contudo apetece-me fazer ironia sobre o que sempre soubemos que vai acontecer. Se não for neste 13 de Maio será noutra altura. Com ou sem Nossa Senhora. Noutra altura e pelos vistos para breve. É fácil de ver que o império norte-americano está a cair (como caem todos os impérios) e que vai usar o arsenal nuclear que possui para ver se assim, depois, sobreviverá e continuará a dominar o planeta. Talvez consiga, mas vai ficar é com um planeta todo escavacado, muito mais contaminado. Sem comparação. A sobrevivência será muito difícil… Ora, isso depois é um problema deles. Megeras (salvas sejam) que os pariram!

Adeuzinho, até outra oportunidade (melhor), se é que existe outra vida ou algo semelhante. Gostei muito de cá estar convosco, os da minha espécie. Perdoem-me, mas gostei muito mais dos animais a que chamam irracionais. E de povos que levo no coração são os timorenses. Sempre. Eternamente (se é que o eterno existe mesmo. Parece que não).

Até outra encarnação… Vêem? Reparam? Encarnação (Benfica), não é até outra verdiação (Sporting)… Estás a ver oh Bruno Carvalho! Que coisa, pá!

DOM RONALDO, O DO CHUTO NA BOLA E DO AEROPORTO. O RESTO É MAIS PROSA


Um Expresso Curto sem considerações da nossa parte. O que após decidido deste modo e antidemocraticamente já é uma consideração. Bom dia (e aqui está outra consideração). Adiante e vá ler Luísa Meireles, jornalista do burgo Balsemão. Pois.

Bom dia, este é o seu Expresso Curto 

Luísa Meireles | Expresso

Hay que sufrir!

Disse Ronaldo aos microfones de uma rádio espanhola a que prestei atenção logo de manhã. Se calhar é uma lição de vida (e para a vida), mas a verdade é que o grande jogador português provou mais uma vez que é o maior do mundo (acho eu), que assumo que - sim - estou a falar de futebol logo no início deste Curto (quem me conhece sabe que este desporto não é a minha praia - será que estarei a perder qualidades?).

Acontece que sou fã de Ronaldo. Até consegui prestar alguma atenção ao intenso jogo (palavras do mais pequeno lá de casa) de ontem Bayern –Real Madrid e gostei mesmo de saber que “Cristiano Ronaldo se tornou o primeiro jogador a chegar aos 100 golos na Champions depois de ter feito um hat-trick (que eu não sei o que é) no polémico triunfo do Real Madrid por 4-2 após prolongamento”. Ganhou, é o maior e chega-me. Soberbo, fantástico, o rei, Mr. Champion, whatever, chamem-lhe o que quiserem. Que viva Ronaldo! (em registo mais poético, é isto).

Mas não perdi o tento de todo. Há hoje um país a que devemos prestar atenção: Venezuela, que está à beira do abismo da convulsão. Hoje é o aniversário da Revolução de 19 de abril de 1810, que marcou o início da luta venezuelana pela independência de Espanha, e os venezuelanos vão sair à rua, como de costume neste dia. Dada a situação que se vive, espera-se novo embate: a oposição já prometeu para Caracas “a mãe de todas as manifestações”, enquanto o Governo apela à “defesa da soberania”. Caracas é uma cidade militarizada, depois de o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ter ordenado às Forças Armadas Bolivarianas (FAB) que se dispersem por todo o país, antecipando os protestos convocado pela oposição, que deverá ocorrer na quarta-feira nos 24 estados. É um alarme geral, mas este artigo do Público que acabo de lhe recomendar explica tudo tim-tim-por-tim-tim.

Mais lidas da semana