sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Criança de quatro anos é primeira vítima mortal da gripe em Macau


Macau, China, 25 jan (Lusa) - Uma criança de quatro anos tornou-se hoje a primeira vítima mortal da gripe em Macau este ano, anunciou o diretor do Centro Hospitalar Conde S. Januário, Kuok Cheong U.

A menina, de quatro anos e três meses, foi observada pela primeira vez, no hospital Kiang Wu, na sexta-feira passada e apresentava apenas sintomas gripais, mas desenvolveu uma pneumonia, que acabou por causar a falência de vários órgãos", disse o vice-diretor do departamento de administração médica do hospital Kiang Wu, Li Peng Bin.

Kuok Cheong U referiu que a causa de morte, a síndrome hemolítico urémica, tem uma taxa de mortalidade de cerca de 70% e uma incidência maior em crianças com menos de 5 anos.

O tratamento dos sintomas aplicado pelo hospital neste caso de gripe respeitou os padrões internacionais, mas "a evolução foi muito rápida", com infeção bacteriana e pneumonia, disse o responsável.

O diretor do hospital Conde S. Januário sublinhou que o teste rápido da gripe, efetuado em duas ocasiões, na doente não "serve para determinar o tratamento médico", mas sim o perfil da gripe, em conformidade com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O chefe do Centro de Prevenção e Controlo da Doença, Lam Chong, disse que a Direção dos Serviços de Educação e Juventude (DSEJ) e o jardim de infância que a menina frequentava foram já notificados. Na escola em causa não foi ainda registado qualquer caso de gripe, acrescentou.

Kuok Cheong U pediu, uma vez mais, à população que tome medidas de prevenção e recorra à vacinação, lembrando que esta menina não tinha sido vacinada contra a gripe sazonal no último ano.

Macau encontra-se "no pico de gripe sazonal" e desde 01 de janeiro até quarta-feira foram registados 15 casos de pneumonia associada à gripe, quatro do sexo masculino e 11 do sexo feminino, com idades compreendidas entre 2 e 91 anos. Treze pessoas não se tinham vacinado, disse Lam Chong.

Os Serviços de Saúde de Macau adquiriram para 2017-2018 120 mil doses de vacina, existindo ainda 14.600 mil disponíveis.

EJ // FPA

Sem comentários:

Mais lidas da semana