domingo, 25 de fevereiro de 2018

DURÃO BARROSO | Qual ética, qual quê?

Ana Alexandra Gonçalves* | opinião

Há comportamentos abjectos que ainda se tornam mais abjectos quando adoptados na política. Durão Barroso vem dando fortes contributos, sobretudo agora que "trabalha" para a inefável Goldman Sachs.  Apesar do prometido, lá vemos Durão Barroso, ex-Presidente da Comissão Europeia, deambular pelos corredores dessa mesma comissão para fazer lobby.

Nunca é demais recordar que Barroso deu garantias de que não faria lobby junto de Bruxelas. De resto essa promessa serviu precisamente de moeda de troca aquando da investigação que acabou arquivada.

Como se vê, Barroso é um homem de palavra. Qual ética, qual quê? Afinal que utilização dá um ser rastejante à ética? Nem saberia o que fazer com ela.

Juncker, actual Presidente da Comissão, veio dizer que Barroso não é um gangster. Também neste particular não existem surpresas. Para a Comissão Europeia, como para as restantes instituições, a economia deixou de subjugar à política e esta deixou de se subjugar à ética. Barroso quase que se integra na perfeição numa UE rendida aos interesses económicos. Quase. Não consegue essa integração plena porque os seus comportamentos são demasiado abjectos até para a própria UE, cujos cidadãos não aceitam de ânimo leve criaturas como Durão Barroso. Se fosse nos EUA... a história poderia muito bem ser outra.

*Ana Alexandra Gonçalves | Triunfo da Razão

Sem comentários:

Mais lidas da semana