sexta-feira, 6 de abril de 2018

CATALUNHA | Carles Puigdemont já foi libertado


O antigo líder catalão foi libertado esta sexta-feira, mas ainda pode ser extraditado pelo crime de corrupção. "É uma vergonha para a Europa ter presos políticos", afirmou.

Carles Puigdemont deixou a prisão de Neumünster esta manhã, depois de pagar uma caução de 75 mil euros. O antigo líder catalão vai aguardar em liberdade a decisão sobre o pedido de extradição. Fica obrigado a apresentar-se semanalmente e não pode abandonar o país.

"É uma vergonha para a Europa ter presos políticos", disse o ex-presidente catalão à saída da prisão onde esteve detido, apelando à libertação dos companheiros que se encontram presos.

Na declaração aos jornalistas que não teve direito a perguntas, Puigdemont fez questão de referir que não está em causa uma "luta interna" espanhola, tendo em conta que todos os cidadãos europeus estão envolvidos.

"A época do diálogo chegou e até agora só tem havido uma resposta repressiva. Está na hora de fazer política, não há desculpas", ressalvou, referindo que é necessário encontrar uma "solução pacífica para a Catalunha".

Puigdemont estava preso desde 24 de março. Foi detido pela polícia alemã depois de ter entrado na Alemanha pela fronteira dinamarquesa.

Na quinta-feira, o tribunal de Schleswig-Holstein decidiu colocar o ex-líder catalão, Carles Puigdemont, em liberdade, mediante pagamento de fiança. A Justiça alemã descartou ainda a hipótese de extraditar Puigdemont pelo crime de rebelião, mas pode ainda extraditá-lo pelo crime de corrupção, outra das acusações da justiça espanhola.

TSF | Foto: Salvatore Di Nolfi/EPA

Sem comentários:

Mais lidas da semana