quinta-feira, 4 de abril de 2019

Tailândia repete votação das legislativas em cinco distritos


Banguecoque, 04 abr (Lusa) -- A Comissão Eleitoral da Tailândia anunciou hoje que vai repetir a votação em seis assembleias de voto em cinco distritos do país depois de terem sido detetadas diferenças entre o número de votos e o número de eleitores, nas legislativas de 24 de março.

As situações irregulares ocorreram em duas assembleias de voto da província de Lampang assim como numa assembleia de voto em cada uma das províncias de Yasothorn, Phetchabun, Pitsanulok e Banguecoque.

A data para a repetição das eleições nos locais identificados só vai ser anunciada em meados de abril.

A Comissão Eleitoral informou também uma recontagem dos votos em dois centros da província de Khon Kaen.



Os partidos políticos já criticaram os atrasos na publicação dos resultados das eleições parlamentares.

Desde o dia das eleições, as primeiras desde o golpe de Estado de 2014, a Comissão Eleitoral tem adiado várias vezes o anúncio dos resultados preliminares o que tem provocado o protesto de milhares de pessoas que pedem a demissão dos membros do organismo.

A data estabelecida para o anúncio do resultado oficial foi marcada para 09 de maio, poucos dias depois das cerimónias da coroação do rei Vajiralongkorn que começam no dia 04 de maio.

Na terça-feira, o secretário-geral da Comissão Eleitoral, Jarungwit Phumma, reconheceu que ainda está a ser estudada a fórmula que vai ser aplicada para os 150 dos 500 lugares no Parlamento atribuídos às listas dos partidos políticos.

O complexo sistema eleitoral tailandês dispõe, entre outras especificidades, de 150 assentos parlamentares destinados a favorecer as formações políticas com menos expressão.

De acordo com as previsões realizadas até ao momento, o partido Palang Pracharat, que tem como candidato Prayut Chan-ocha, o general na reserva que há cinco anos liderou o golpe de Estado, tem o maior número de votos, mas o partido da oposição à Junta Militar, Puia Thai, pode conseguir o maior número de lugares no parlamento em virtude do sistema de contagem e da atribuição de lugares destinados aos partidos.

PSP // SB

Sem comentários:

Mais lidas da semana