segunda-feira, 10 de junho de 2019

Marinhas de 18 países participam de exercícios navais perto da fronteira da Rússia


Cerca de 8.600 efetivos de 18 países participam dos exercícios navais BALTOPS 2019 que decorrem no mar Báltico neste mês, informou a Marinha dos EUA.

A Segunda Frota da Marinha norte-americana divulgou uma nota, segundo o qual os exercícios navais BALTOPS 2019 decorrerão no mar Báltico, não longe da fronteira da Rússia, entre os dias 9 e 21 de junho.

Um total de 40 navios de guerra, submarinos e outras embarcações pertencentes a 18 países, bem como 40 aeronaves, tomarão parte das manobras. O estado-maior das manobras se localiza no navio de comando Mount Whitney da Sexta Frota dos EUA que entrou no mar Báltico em 30 de maio.

 
O vice-almirante Andrew Lewis, comandante da Segunda Frota dos EUA, chefia os exercícios em nome das Forças Navais europeias (NAVEUR, na sigla em inglês).

"Nenhum país enfrenta os desafios sozinho, somos mais fortes juntos", disse Lewis.

Ele destacou que os países parceiros e a OTAN devem reforçar suas capacidades de defesa através da melhoria de sua prontidão.

Neste ano, os países participantes das manobras BALTOPS são a Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Estónia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Letónia, Lituânia, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Suécia e Turquia.

As manobras BALTOPS são o principal exercício naval anual na região do Báltico, sendo o maior no norte europeu. Elas têm como objetivo melhorar a flexibilidade e interoperabilidade entre as unidades da Aliança Atlântica e dos países parceiros.

Sem comentários:

Mais lidas da semana