domingo, 28 de julho de 2019

Bolsonaro, presidente fascista do Brasil ameaça Greenwald e a liberdade de imprensa


Em texto assinado pela editora-chefe do Intercept, podemos conhecer sua reação após as ameaças do capitão fascista Jair Bolsonaro acerca do trabalho do jornalista Glenn Greenwald, principal visado, assim como à liberdade de imprensa exercida pelo Intercept.

Erradamente, por via de imensos golpes contra a democracia e manipulações que atualmente começam a ser melhor entendidas, por alegados crimes que mais não foram (são) que um imenso golpe contra o estado democrático, quiseram os eleitores brasileiros eleger um refinado sucateiro-fascista para a presidência daquele grande país da América Latina e da CPLP. Atualmente o resultado está à vista e o Brasil a braços com retrocessos civilizacionais e democráticos que jamais os brasileiros equacionaram ser possível regressar.

Naquele país, por via da onda bolsonarista e de seus capangas, por via de alguns elementos do aparelho da Justiça e trupe mercenária dirigida por Sérgio Moro - indigno da definição de juiz (agora ministro da dita) - é também a liberdade de imprensa que está a ser posta em causa em declaração de intenções desse mesmo Bolsonaro. Declarações que originam a resposta do órgão de comunicação social The Intercept, na pessoa da editora-chefe Betsy Reed. Afirma ela que “Nós não temos medo de enfrentar quem quer que seja porque é a democracia que está em jogo. Se você acha que essa luta é importante faça também sua parte.”

A mensagem é clara. Os ataques à democracia, à liberdade de imprensa, à Constituição brasileira, por energúmenos que se apossaram dos poderes por via de métodos fraudulentos e ilegais, num golpe de Estado e de regime cujas vítimas são os que representam a maioria do povo brasileiro, têm de ser defendidas pelos próprios brasileiros.

Leia a seguir a resposta no Intercept_Brasil às ameaças proferidas pelo presidente fascista Bolsonaro.

Redação PG



Pela liberdade de imprensa

Na manhã de ontem, dia 27 de julho, o presidente Jair Bolsonaro deu uma entrevista coletiva na qual ameaçou o jornalista e editor cofundador do Intercept, Glenn Greenwald. Eu, como todos aqueles que defendem a democracia, fiquei assustada. É por essa razão que o Intercept reafirma que: 

O Intercept condena veementemente as declarações que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, fez sobre o jornalista e editor cofundador do Intercept, Glenn Greenwald. Jair Bolsonaro chamou Glenn Greenwald de “malandro” por ter casado com um brasileiro e adotado crianças no Brasil, o que dificultaria a sua deportação do país. A acusação seria ridícula se não fosse perigosa: o casamento de Glenn Greenwald ocorreu há quatorze anos, antes dele e da equipe do Intercept Brasil terem começado a publicar uma série de reportagens baseadas em um arquivo de conversas secretas revelando a má conduta de certos membros da força-tarefa Lava Jato. 

Bolsonaro também disse que Greenwald “talvez pegue uma cana aqui no Brasil", uma expressão coloquial que soa como uma ameaça. Glenn Greenwald e os repórteres do Intercept Brasil conduziram seu jornalismo com a máxima integridade, sempre pensando no interesse público, e por isso, gozam de total proteção da Constituição brasileira. O Intercept apoia e reafirma o direito de Glenn Greenwald, e de todos os jornalistas do Intercept Brasil, de fazer jornalismo sem qualquer intimidação oficial, muito menos deportação ou prisão. 

Somos gratos pela solidariedade dos defensores da liberdade de imprensa em todo o mundo, já que as instituições democráticas brasileiras enfrentam esse profundo teste sob o atual  governo, comandado por um autoritário que não vê nada de errado em ameaçar um jornalista simplesmente por exercer a sua profissão.

Experiências autoritárias em diversas partes do mundo demonstram que, mais do que nunca, é hora de fortalecer o jornalismo independente, que não se ajoelha diante de governantes ou de corporações. É isso que o Intercept e o Intercept Brasil fazem. Nós não temos medo de enfrentar quem quer que seja porque é a democracia que está em jogo. Se você acha que essa luta é importante faça também sua parte. 

Betsy Reed - Editora Chefe | The Intercept_Brasil


Leia mais em Intercept_Brasil


Rafael Moro Martins, Tatiana Dias

"O conteúdo das matérias se refere a pessoas que ocupam cargos públicos, naturalmente mais expostas ao trabalho da imprensa", diz procurador


João Filho

Eduardo Bolsonaro representa o “Movimento”, seita de extrema direita formada por Steve Bannon, Orbán e Salvini, que vibraram com sua indicação ao cargo
.

Sem comentários:

Mais lidas da semana