quinta-feira, 26 de setembro de 2019

A ADOLESCÊNCIA DOS CÍNICOS - com vídeo do discurso


Pedro Ivo Carvalho* | Jornal de Notícias | opinião

O evangelismo ambiental, como todas as tentativas de catequização coletiva, serve-se dos exageros próprios de quem tem como missão inculcar o seu mundo na cabeça dos outros.

Descontada esta natural exacerbação, é confrangedor assistir ao que tem sido dito e escrito sobre uma adolescente sueca chamada Greta Thunberg que anda há um ano a propalar aos quatro ventos um chorrilho de verdades sobre a urgência climática. O raciocínio é mais ou menos este: não precisamos que seja uma miúda de 16 anos a dizer-nos o óbvio, mas ficamos incomodados porque há uma miúda de 16 anos que nos diz o óbvio.

Eis outra verdade: Greta não vai mudar o Mundo. Nem ela nem - e isso é mais doloso - os líderes que a receberam calorosamente na cimeira da ONU, afagando-lhe a ousadia juvenil com a mão esquerda e cruzando os dedos da mão direita a bem do crescimento económico dos seus países. Todas as cimeiras precisam de uma coreografia. Ei-la. Agora, diminuir a capacidade de mobilização desta jovem, explorando, inclusivamente, o facto de ter síndrome de Asperger (paternalismo em níveis olímpicos), é um sinal, mais do que tudo, de desorientação. Quando o sábio aponta para a Lua, os tolos só veem o dedo.

É verdade que há nela um lado poético e insolente. E há, sobretudo, uma dimensão que serve a agenda de quem quer continuar a tratar o Ambiente como uma obsessão de miúdos urbanos nascidos em berço de ouro. Aconselhar, como ela fez, os jovens a não ir à escola porque já é tarde de mais para salvar a Terra é uma idiotice. Como são idiotas alguns dos números mediáticos a que Greta se sujeitou, com o alto patrocínio dos progenitores. Mas o poder desta adolescente reside na eficácia e universalidade da sua mensagem.

Ninguém acredita que o estilo de vida do planeta se altere depois das lágrimas que ela derramou em Nova Iorque. Mas sejamos honestos: perdemos mesmo alguma coisa com a obstinação de uma miúda de tranças que, como a própria reconhece, devia estar na escola e não ao lado de chefes de Estado que olham para ela com a mesma candura com que uma criança olha para um peluche fofinho? Pior do que a inconsequência de uma adolescente deslumbrada é o cinismo adolescente de alguns adultos que não cresceram o bastante para perceber o Ambiente que os rodeia. A causa de Greta pode ser muitas coisas. Mas não é uma causa perdida.

*Diretor-adjunto

Sem comentários:

Mais lidas da semana