terça-feira, 1 de outubro de 2019

Portugal | RUI RIO É MALUCO!


Paulo Baldaia | Jornal de Notícias | opinião

O regime tem ex-governantes e até um ex-primeiro-ministro, autarcas, gestores de topo, banqueiros acusados de corrupção ou de utilização indevida do dinheiro público.

Tem o Ministério Público a procurar condenar na praça pública quando investiga um famoso e não consegue produzir prova para condenar em tribunal. Tem procuradores acusados e condenados, outros sob suspeita. Há juízes com a justiça à perna e um juiz do TCIC acusado de atrasar propositadamente o processo do século.

O regime tem um paiol que estava guardado por militares e foi roubado por ex-militares, que acabaram encobertos por militares e, suspeita-se, por um ex-ministro. Tem uma guerra entre PJ e conluio com altas figuras do Ministério Público a serem investigadas pelos seus pares. O regime tem um palácio, em Belém, que suspeita que um outro palácio, em São Bento, conspirou para envolver o nome do presidente na véspera de ser conhecida a acusação de Tancos. O regime tem uma corte que vive entre palácios, e do Rato saiu a tese, em defesa de São Bento, de que é tudo uma conspiração de uma parte do Ministério Público, desagradada por não ter sido reconduzida a anterior PGR.


O regime tem um primeiro-ministro que tinha o amigo Azeredo tão à defesa que pode ter-se esquecido de contar coisas cruciais a quem tinha de saber tudo o que se passava. Tem um Parlamento que pode ter sido enganado, mas que não se importa porque há uma campanha para fazer. O regime tem deputados eleitos que ninguém conhece e bancadas inteiras a votar como lhe mandam, muitas das vezes sem perceber patavina do que estão a votar.

E tem um maluco chamado Rui Rio, que disse, quando se candidatou à liderança do PSD, que o regime estava a precisar da maior de todas as reformas, de um "outro 25 de Abril". A precisar de um colete de forças, em abril deste ano, teve o desplante de afirmar que "os partidos têm de encarar muito seriamente a reforma do regime democrático de forma a que continue democrático". Qual quê? Está a funcionar na perfeição!

*Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana