sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

A Elsa no país cinzentão… E o resto do mundo


No Bairro Alto, em Lisboa, uma certa Elsa era muito popular. Já lá vão umas vastas décadas de tempos idos. Havia um dizer que a popularizou: “Oh Elsa! Vais presa?” Isto porque a escultural senhora lá do bairro seguia na rua acompanhada por um polícia. À pergunta ela respondia: “Não, vou dormir com o chefe!” Com a tempestade de ontem quem (desses tempos) não se lembrou dessa Elsa escultural? Era uma mulheraça tempestuosa, com um vernáculo bem no tom do bairro.

Vedeta na atualidade lisboeta e de muitas outras paragens de Portugal foi a Elsa tempestade que assolou o país, causou mortes, um desaparecido, feridos ligeiros, desalojados e destruição. Uma intempérie batizada de Elsa cujo ‘vernáculo’ foi muito superior em ventos fortes do que aqueles da outra Elsa nos seus arfares e nos “despacha-te, filho, que tenho mais que fazer” aos que a “compravam” por uns minutos.

Vimos que esta Elsa, a tempestade, não deu prazer e passou por terras lusas cobrando altas maquias: vidas, dores, inundações e destruição inabitual. Foi o seu cunho.

Melhor, sobre essa Elsa, refere Martim Silva do Expresso, autor do Curto de hoje. Muito jovem para saber referir com conhecimento de causa a outra Elsa, a do lisboeta Bairro Alto – então sítio de jornais, ardinas, tipógrafos, jornalistas, lojas, catadores, rufias, outros pintas e gentes boas.

Temos por tal a Elsa Tempestade a seguir e na abertura. De mais trata Martin nesta manhã mais calma mas invernosa. Anunciado já está a próxima visita do jaez Elsa, o Fábio (em português), que outros batizaram de Fabien – os apostados em fazer da língua portuguesa uma trapeira, se não uma estrumeira.

Tenha um bom dia, aproveite para contemplar o cinzento do vindo do céu a da luz que já nos era incomum. Este cinzentão incomoda e entristece até os mais otimistas. Prova de que afinal o sol quando nasce não é para todos. Mentem com todos os dentes os que tantas promessas fazem nas campanhas eleitorais e nas práticas parlamentares e governativas. As desigualdades imperam e ampliam-se. Está provado.

A Elsa, do resto do mundo e do país. Curto do Expresso a despontar seguidamente. Avante.

MM | PG



Bom dia, este é o Expresso Curto

Óóóóóóó Elsaaaaa…

Martim Silva | Expresso

Bom dia,

Bem vindo à sua newsletter matinal diária, nesta sexta-feira 20 de Dezembro de 2019, a poucos dias do final do ano e ainda a menos do Natal.

Podíamos falar da quadra, das compras de Natal, de prendas e de consoada, de rabanadas e de fatias douradas. Mas a Elsa chegou e mudou tudo. A depressão Elsa chegou e varreu literalmente o país de alto a baixo, dominando o foco noticioso nas últimas horas. Mau tempo, estradas cortadas, transportes condicionados, queda de árvores, incidentes e, infelizmente, feridos e até vítimas mortais.

Esta manhã o cenário parece um pouco aliviado já - as ligações fluviais no Tejo já foram retomadas - e num primeiro balanço, a Elsa deixou dois mortos, um desaparecido e 51 desalojados. Registaram-se mais de cinco mil ocorrências nas últimas horas e há ainda a registar danos significativos na rede elétrica.

Aqui, o Expresso acompanhou ao minuto o que se foi passando por todo o país.

E aqui deixo-lhe um conjunto de imagens, artigos e peças televisivas dque dão uma boa ideia sobre o que se foi passando:

Douro galgou as margens no Porto e Gaia

Norte e centro atingidos por cento e chuva forte

Um morto em desabamento de uma casa em Castro Daire

Queda de árvore matou condutor no Montijo

No sábado Portugal deverá sentir os efeitos de nova depressão, de menor intensidade. O Fabien.

Esperemos que o Fabien seja mais amigo que a Elsa.

MACAU

Sendo hoje dia 20, assinalam-se os vinte anos a transição de Macau para a China - data que marcou a saída de Portugal do Oriente 500 anos depois. E que marcou também de forma simbólica o fim do império colonial português. Agora, duas décadas passadas, o Expresso decidiu assinalar a data com um conjunto de ensaios, entrevistas e reportagens. Deixo-lhe aqui alguns dos textos que me parecem que valem bem a pena ler.

Primeiro, a entrevista a Garcia Leandro, que foi o primeiro governador do território no pós-25 de Abril. "Os macaenses são portugueses", afirma.

Depois, a reportagem que o nosso correspondente Gilberto Lopes, que ainda lá vive, escreveu e que relata com detalhe qual a presença portuguesa no território.

OUTRAS NOTÍCIAS

Cá dentro,

A RTP continua a revelar-se uma verdadeira máquina trituradora de directores (só comparada ao Sporting com os treinadores). Maria Flor Pedroso abandonou a Direcção de Informação no início da semana, na sequência das polémicas internas com a jornalista Sandra Felgueiras. E ontem ficou a saber-se que José Fragoso será o novo director de informação da estação, acumulando assim com o cargo de director de programas.

Dominando os noticiários nos últimos dias tem estado tudo o que diz respeito ao Orçamento de Estado para 2020, cuja proposta o Governo apresentou na segunda-feira ao final do dia, e que nas próximas semanas vai estar em discussão e análise. Aqui destaco a entrevista do Expresso ao ministro das Finanças, Mário Centeno, que vai poder ler na íntegra amanhã, sábado, e de que já adiantámos uma pequena parte no Expresso Diário.

Ainda em matéria de entrevistas, sugiro a sua atenção para a que vamos também publicar no semanário a Rui Pinto, o hacker e whistleblower que está há meses detido e aguarda para saber se vai a julgamento.

Finalmente, e já que falo do Expresso na sua edição semanal, este sábado vamos escrever sobre as figuras e acontecimentos do ano que elegemos: Greta Thunberg, Tolentino Mendonça, os protestos de Hong Kong e as eleições legislativas de Outubro. Não perca.

No caso da tragédia com turistas alemães na Madeira, soube-se agora da acusação do motorista do autocarro, sobre quem recai a acusação de 29 crimes de homicídio.

Andamos em maré de notícias ligadas ao setor da energia. A EDP decidiu vender um importante conjunto de barragens no Douro por uma fortuna; E as empresas de electricidade falidas custam seis milhões de euros aos consumidores;

Há seis meses seguidos que há menos carros a circular na Ponte 25 de Abril.

Os sindicatos da banca estão em rutura.

A CGTP acusa o PS, PSD e CDS de inviabilizarem o combate à precariedade.

A Função Pública vai parar no final de janeiro, em protesto contra o orçamento de Estado.

No âmbito do centenário do nascimento de Jorge de Sena, a CP e a câmara de Coimbra assinaram um protocolo que vai permitir a circulação pelo país de uma carruagem de comboio evocativa do escritor.

É hoje lançado o livro que junta as crónicas que ao longo de muitos anos Nuno Brederode Santos escreveu no Expresso, tornando-se um dos mais notáveis e marcantes colunistas que este jornal já teve. Escrevemos sobre isso no Expresso Diário.

Lá fora,

Nos Estados Unidos, depois da aprovação pela Câmara dos Representantes do processo de impeachment do presidente Donald Trump, os dois lados, Democratas e Republicanos, trocam fortes acusações e contam espingardas.

Ainda nos EUA, o Harvey Weinstein enfrenta novo processo judicial, depois de ter sido acusado de tocar os genitais de uma menor de 16 anos, modelo, em 2002.

Catalunha: O Tribunal de Justiça da UE decidiu que Oriol Junqueras tem direito à imunidade parlamentar.

O Líbano vai ter novo governo, com o apoio do Hezbollah, liderado por um antigo ministro da Educação do país, Hassan Diab.

Um tiroteio ocorreu ontem em Moscovo perto da sede dos serviços de segurança, causando vários feridos.

As árvores e as florestas tal como as conhecemos surgiram no planeta Terra mais cedo do que julgávamos, há cerca de 385 milhões de anos.

DESPORTO

Ontem, o FC Porto conseguiu debaixo de um dilúvio ultrapassar o Santa Clara para a Taça de Portugal.

Em grande destaque continua Pizzi, que é nesta altura o melhor jogador da Liga. A Tribuna olho com detalhe para o que nos revela o seu rendimento.

Uma das histórias da semana é o envolvimento do presidente do Boavista num alegado esquema de fraude fiscal, em que o clube terá servido de plataforma de branqueamento de capitais.

Para este sábado está prevista a final do Mundial de Clubes, de futebol, em que os olhos nacionais estão todos virados para o Flamengo de Jorge Jesus.

Provavelmente já viu ou ouviu falar de mais este incrível voo de Ronaldo para o golo. Ainda assim, aqui fica

Finalmente, chegou ao fim o mundial de surf, e o grande vencedor este ano foi o brasileiro Italo Ferreira, depois de triunfar no Havai frente a Gabriel Medina. Quando a temporada 2020 começar já voltaremos a ter um português no tour.


O QUE ANDO A LER

Depois de ter lido este ano “História de uma Serva” e de aguardar ansiosamente a tradução portuguesa de “Testaments”, entreguei-me à leitura de outra obra de Margaret Atwood vastamente elogiada e já merecedora de uma série de televisão que pode ser vista por cá. “Grace” é um romance relatando a história verídica de uma empregada doméstica a cumprir prisão perpétua no Canadá pela morte do seu patrão e da governanta da casa onde servia.

Só para aguçar o apetite (o meu e o do leitor) sempre lhe digo que já me chegou a edição de 2019 do sempre magnífico “The Best American Magazine Writting”, que conto devorar nos próximos dias. Se nunca leu uma destas colectâneas, não vai seguramente dar por mal empregue o tempo e o dinheiro.

Ainda a pensar em prendas de última hora? E se forem livros de comida ou vinhos?

Fico por aqui. Não esqueça que já amanhã tem a sua edição semanal do Expresso. Tenha um excelente fim de semana e se não nos virmos antes desejo-lhe um Bom Natal e um excelente Fim de Ano.

Sugira o Expresso Curto a um/a amigo/a

Sem comentários:

Mais lidas da semana