segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Portugal | Sondagem: Livre em queda, PSD e Chega sobem

As intenções de voto no partido fundado por Rui Tavares caíram no último mês de 2,7% para 1,1%. Se as eleições legislativas fossem este mês, o Livre teria muitas dificuldades em eleger a deputada Joacine Katar Moreira. 

De acordo com uma sondagem da Intercampus, realizada para o “Correio da Manhã” e o “Jornal de Negócios”, as intenções de voto no partido fundado por Rui Tavares caíram no último mês de 2,7% para 1,1%. Esta inflexão ocorre após a sequência de várias polémicas que envolveram a deputada e o partido.

Durante o mesmo período, o eleitorado do PSD cresceu e o do PS encolheu. Neste momento, o PS reúne 33,9% das intenções de voto, contra 25,7% do PSD. os socialistas perderam um ponto percentual ao passo que os sociais-democratas subiram 0,8 pontos, o que, no conjunto dá uma redução de 1,8 ficando a uma distância de 8,2 pontos.

Em terceiro lugar continua o Bloco de Esquerda, com 10,7%, seguido pela CDU que caiu para 6,3% - aproximadamente o mesmo valor atingido em outubro. Já em quinto lugar mantém-se o PAN, conseguindo 6,1% das intenções de voto, o valor mais alto desde, pelo menos, os últimos três meses.

Também o Chega consegue um bom desempenho em dezembro, vendo as suas intenções de voto passarem de 4,8% para 5,7%. Por sua vez, o CDS recupera ligeiramente para 3,9%; a Iniciativa Liberal desliza para 2,4.

Expresso

Sem comentários:

Mais lidas da semana