quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Relações perigosas? Divisão na NATO em função da Rússia deve continuar, diz analista


A questão russa deve gerar cisões cada vez mais profundas entre os membros da NATO. Países como França e Itália ressentem o tom agressivo que países do leste europeu empregam para tratar da potência euroasiática, diz analista.

As diferenças de interesses entre os membros da NATO vêm à tona quando o assunto é a Rússia, acredita o cientista político e professor de estudos internacionais da Universidade de Trento, na Itália, Vincenzo Della Sala.

"A NATO ainda não definiu a sua posição em relação à Rússia […] Os países da Europa central e do leste, que entraram na aliança há pouco tempo, estão convencidos que a aliança deve, em primeiro lugar, tratar da ameaça russa", explicou Della Sala.

De acordo com o especialista, para os países do leste é muito importante garantir que o princípio de defesa mútua é assegurado. O princípio estabelece que a aliança defenda qualquer país membro que eventualmente seja atacado.

Ao mesmo tempo, países como a França e a Itália preferem uma relação mais aberta entre a aliança e a Rússia para o desenvolvimento de cooperação em áreas como o combate ao terrorismo.

"Esses dois grupos da discussão dentro da NATO se relacionam entre si com grande suspeição. Aqueles que estão abertos em relação à Rússia acreditam que certos países do leste europeu aumentam as tensões de maneira desnecessária ao empregar um tom agressivo", disse.

Por outro lado, os países da Europa central e do leste consideram que os países da Europa ocidental não prestam atenção suficiente à ameaça russa. Neste caso, o fiel da balança poderiam ser os EUA.

"A indefinição atual da posição dos EUA em relação à Rússia significa que essa tensão continuará a aumentar a desconfiança mútua dentro da aliança e com a Rússia", concluiu.

Mais cedo, o embaixador da Rússia em Londres, Andrei Kelin, declarou em entrevista ao canal britânico Channel 4 que a Rússia está pronta para rever os termos das relações com a aliança, apesar dos pontos divergentes.

Apesar das discordâncias, a Rússia e a NATO mantêm um conselho que se reúne periodicamente para discutir assuntos de interesse mútuo.


Sputnik | Imagem: © Sputnik / Sergei Melkonov

Sem comentários:

Mais lidas da semana