sábado, 11 de abril de 2020

Portugal | LIDL QUER CALAR OS PRECÁRIOS E OUTROS ESCRAVOS


Processos disciplinares no Lidl por protestos

A empresa instaurou processos disciplinares contra os trabalhadores que organizaram protestos à porta de várias lojas contra a precariedade dos vínculos.

A denúncia é feita pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio e Serviços (CESP/CGTP-IN) que considera a atitude da empresa uma «afronta» à Constituição da República Portuguesa.

O Lidl avançou com processos disciplinares aos trabalhadores, até agora todos delegados e dirigentes do CESP, por estes terem realizado, no mês de Fevereiro, acções de luta à porta dos estabelecimentos da empresa, alegando que estes trabalhadores «violaram os deveres de urbanidade e probidade com o empregador».

«As acções realizadas tiveram um propósito muito claro: denunciar a precariedade a que os trabalhadores da Lidl estão sujeitos e que a empresa alega serem falsos», pode ler-se em nota enviada à empresa.

O sindicato lembra, no entanto, que a maioria dos trabalhadores das lojas está a tempo parcial mas com horários que lhes dificultam ter outro trabalho, auferindo entre os 300 e os 400 euros.

Este «confronto com a liberdade sindical» é, segundo o sindicato, uma forma de «punir» os trabalhadores que exerceram «um direito seu inalienável», após várias reuniões com a empresa em que não foram satisfeitas as reivindicações.

A estrutura sindical exige «o imediato arquivamento dos processos e das notas de culpa» e afirma que não irá tolerar «qualquer tentativa de intimidação».

AbrilAbril | Imagem: CESP

Sem comentários:

Mais lidas da semana