domingo, 16 de agosto de 2020

Rui Pinto e Isabel dos Santos trocam acusações no Twitter


“É verdade que lhe vão pagar o salário e dar casa?”

Hacker levantou a hipótese de a família de Isabel dos Santos ser a real proprietária da Herdade da Torre Bela, no Ribatejo. Empresária respondeu horas depois em tom de provocação

ui Pinto está de novo ativo no Twitter. Este sábado, o pirata informático que revelou os documentos que deram origem ao Luanda Leaks e que colocaram a empresária Isabel dos Santos a braços com a Justiça, publicou um tweet em que levantava a hipótese da família dos Santos ser a real proprietária da Herdade da Torre Bela, antiga propriedade do Duque de Lafões, na região Oeste do país, bem como de "cerca de uma dezena de propriedades na zona".

O hacker, que se encontra ao abrigo de um programa de proteção de testemunhas a aguardar o julgamento, que deverá acontecer em setembro, faz referência a dois textos que levantam a hipótese do pai da empresária angolana, José Eduardo dos Santos (antigo presidente de Angola) ter adquirido a propriedade, que é considerada uma das maiores, entre as muradas, da Europa.

Isabel dos Santos não deixou Rui Pinto sem resposta. Horas depois, durante a madrugada deste domingo, a empresária reagiu ao pirata informático usando a sua própria conta de Twitter.

"Engraçado Rui Pinto estar a fazer estas perguntas. Pensei que fosse um hacker com 715 mil documentos. Pelos vistos é um mero curioso que vive de fofoca", escreveu. Em tom provocatório questionou ainda: "é verdade que lhe vão pagar salário como funcionário público e dar casa".

Recorde-se que Rui Pinto, mentor do site Football Leaks, é responsável pelos Luanda Leaks, que denunciam alegados esquemas financeiros de Isabel dos Santos e do marido, Sindika Dokolo, que terão permitido desviar fundos públicos angolanos.

Rui Pinto estava desde 8 de abril em prisão domiciliária. Foi libertado no início deste mês, depois de um requerimento apresentado pela defesa a pedir a sua libertação, estando atualmente abrangido por um programa de proteção de testemunhas.

O pritada informático começa a ser julgado a 4 de setembro por 90 crimes: 68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo, bem como tentativa de extorsão ao fundo de investimento Doyen e sabotagem informática à SAD do Sporting.

Cátia Mateus | Expresso | Imagens em Twitter

Sem comentários:

Mais lidas da semana