sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Marcelo agarra a oportunidade e dá ambas as mãos à extrema-direita

No Observador:

Marcelo precipitou governo de direita nos Açores

Para não repetir gesto de Cavaco com Passos, Marcelo deixou claro que não queria que fosse dada posse ao PS nos Açores e abençoou solução de direita. PSD preferia que Cordeiro caísse no Parlamento.

O PSD tinha preferido esperar,  o PS protestou, mas houve uma novidade saída da indigitação de José Manuel Bolieiro como presidente do Governo Regional dos Açores: pela primeira vez na história eleitoral, foi dada posse ao líder da segunda força mais votada das eleições, sem que o partido mais votado tivesse antes essa possibilidade. O Representante da República na região, Pedro Catarino, foi quem deu a cara pelo processo e geriu as negociações no terreno; mas o Observador sabe que foi Marcelo Rebelo de Sousa o obreiro da solução.

ABRA A CARTEIRA

Acima o texto no Observador. Trabalho de Rui Pedro Antunes e de Miguel Santos Carrapatoso, imagem de José Sena Goulão/Lusa. Chamam-lhe “Premium”. É pago, se quiser ler na íntegra. Abra a carteira. Reproduzimos o chamariz:

Rebelos & Marcelos

De rebelos conhecemos os barcos rebelos e se formos ao dicionário (ou ao Google) decerto haverá mais rebelos. Para além disso existem os Rebelos de Sousa, família de elite, um desses, agora, até é Presidente da República, Marcelo, que hoje é um dos protagonistas da notícia do Observador. Sem incluir beijinhos a esta, a este e aqueloutro. Mas com um abraço apertado, talvez comovido, à extrema-direita portuguesa, ao Chega – que facilmente antevimos e já demonstrou ser um partido fascista e racista, a preconizar às claras castrar quimicamente pedófilos e a extirpar ovários às mulheres que abortem por vontade própria.

Será de admirar a postura, atitude, de Marcelo, ao apoiar e talvez ser o arquiteto da aliança político-partidária da extrema-direita após as eleições nos Açores? Devemos perguntar.

Pergunta que envolve grande retórica mas que esclarece quase a cem por cento portugueses atentos que não esquecem que Marcelo nasceu e viveu (bem) durante a vigência da ditadura fascista de Salazar, que fez parte da elite que pretendeu alguma abertura do regime salazarista (mantendo Salazar) e que se sentiu como peixe na água com a falsa abertura do Marcelismo personalizado por Marcelo Caetano, nomeado (não eleito), primeiro-ministro após a “queda” de Salazar e sua morte posterior. Nesse período vimos a falsa Primavera Marcelista a acenar com a democracia que nunca surgiu e não surgiria caso os capitães de Abril não enveredasse pela Revolução de Abril, o depusessem e o atirassem para o exílio no Brasil. Foi a liberdade e a abertura para a democracia ansiada pelos portugueses. A liberdade para os presos políticos que enchiam as prisões do fascismo salazarista que Marcelo Caetano – padrinho de Marcelo Rebelo de Sousa - nunca libertou mas que as portas de Abril abriram.

Naturalmente que não é surpresa Marcelo Rebelo de Sousa dar ambas as mãos ao Chega e aos cheganços que a direita tem protagonizado e protagonizará, ele é ideologicamente de direita – como imensos pseudo sociais-democractas do PSD e até no Partido Socialista, as dezenas de anos pós 25 de Abril de 1974 comprovam-no.

Afinal, os bons filhos à casa tornam. A “viagem” que possam ter feito com a bandeira da democracia teve por objetivo avacalhar a democracia de facto, destruí-la. Foi uma obra de décadas que estará a chegar ao seu epílogo se os portugueses não ganharem consciência de quem é quem e que não é com beijinhos, abraços, populismos, com fantochadas que se constrói uma sociedade democrática, livre e justa, em que as populações não tenham dificuldades em meter comida na mesa, nem seja explorada à laia do esclavagismo e das chantagens patronais, ameaças de desemprego, salários injustos, etc.

Curiosamente, Ana Gomes, candidata a Presidente da República nas próximas eleições presidenciais, salienta no Twitter, a referida notícia do Observador e comenta acertadamente o evidente. Moderadamente poderá considerar-se incluído no menu de "suspeitas" - o que é mau, muito mau. Que nos pode levar a sombras do passado.

O desmentido ou a explicação pode vir a existir mas não garante que corresponda a verdade intrínseca nem seja desprovida de cinismo, fácil de exibir para certos atores. Assim, quem vai acreditar no que será dito?   

Ana Gomes

@AnaMartinsGomes

Se isto ñ for desmentido, explica-se porq PR nada diz sobre o prato envenenado apresentado pelo seu partido, o PSD, p/ chegar “ao pote” açoriano: o “chef” serve fria a “vichyssoise”... Quente, só “vol au vent” de PS, quando chegar a época da caça ...

O que fôr soará. Só não sabemos quando. Certo é que o fascismo avança por muitos países do mundo e aqui em Portugal está a seguir o seu caminho. A destruição da democracia de facto é factual, também na UE e em Portugal. É notório o avanço do esclavagismo moderno na mentalidade revelada por grandes empresários que se recusam a pagar horas extraordinárias aos seus empregados. Não as pagam, ponto final. É evidente a "democraciazinha" existente abrigada nas disposições governamentais e ausência da fiscalização do trabalho. Isso é só um dos muitos exemplo que aqui podiam constar. Afinal para onde vamos? A resposta: para um fascismo democrático. Democrático?

MM | PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana