quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Primeiro vem uma guerra civil

Pepe Escobar [*]

A enorme operação psicológica está em andamento. Todos os familiarizados com o Projecto Integridade de Transição (Transition Integrity Project, TIP) sabiam como isso terminaria imperativamente. Optei por enquadrá-la como um exercício de jogo de reflexão no meu artigo Banana Follies. Este é um exercício ao vivo. Mas ninguém sabe exactamente como vai terminar.

A inteligência dos EUA está bem consciente de casos bem documentados de fraude eleitoral. Entre eles: software da NSA que se infiltra em qualquer rede, conforme detalhado anteriormente por Edward Snowden, e capaz de alterar a contagem de votos; o supercomputador Hammer e seu aplicativo Scorecard , que hackeia computadores nos pontos de transferência dos sistemas de computação das eleições estaduais e fora dos cofres de dados eleitorais de terceiros; o sistema de software Dominion , conhecido desde 2000 por ter sérios problemas de segurança, mas ainda usado em 30 estados, incluindo todos os estados decisivos (swing states); aqueles agora famosos saltos verticais para Biden tanto no Michigan como em Wisconsin às 4h da manhã do dia 4 de novembro (a Agência France Presse não convincentemente tentou desmascarar Wisconsin e nem mesmo fez a tentativa com Michigan); vários exemplos de Homens Mortos que Votam.

O actor chave é o Deep State, o qual decide o que acontece a seguir. Eles pesaram os prós e os contras de colocar como candidato um homem senil, demência em estágio 2, belicista neoconservador e possível extorsionista (juntamente com o filho) como "líder do mundo livre", fazendo campanha a partir de um porão, incapaz de encher um parque de estacionamento nos seus comícios e secundado por alguém com tão pouco apoio nas primárias do Partido Democrata que foi a primeira a desistir.

A óptica, especialmente vista das vastas faixas do Sul Global com interferência imperial, pode ser um tanto terrível. Eleições duvidosas são uma prerrogativa da Bolívia e da Bielorússia. Mas só o Império é capaz de legitimar uma eleição duvidosa – especialmente no seu próprio quintal.

Bem-vindo à Nova Resistência

O Partido Republicano está numa posição muito confortável. Eles ocupam o Senado e podem acabar por conseguir até 12 cadeiras na Câmara. Eles também sabem que qualquer tentativa de Biden-Harris de legislar através de Ordens Executivas terá... consequências.

Do ângulo da Fox News / New York Post a situação é particularmente atraente. Por que de repente eles estão a apoiar Biden? Muito além das familiares querelas internas, dignas da saga da Succession , Rupert Murdoch deixou bem claro, por meio do infernal laptop da fraude , que tem todos os tipos de kompromat sobre a família Biden. Assim, eles farão o que ele quiser. Murdoch não precisa mais de Trump.

Nem, em teoria, o Partido Republicano. Gente próxima da CIA garante que sérias travessuras de bastidores estão a acontecer entre chefões do Partido Republicano e a gang Biden-Harris. Compromissos que contornam Trump – o qual é odiado pela maioria do Partido Republicano. O homem mais importante em Washington será na verdade o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell.

Ainda assim, para esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes, uma recontagem de votos seria absolutamente necessária em todos os seis estados contestados – WI, MI, PA, GA, NV e AZ. Através da contagem manual. Um por um. O Departamento da Justiça precisaria actuar imediatamente. Mas isso não vai acontecer. As recontagens custam muito dinheiro. Não há nenhuma evidência de que a equipe Trump – além disso, com falta de fundos e de mão-de-obra – será capaz de convencer o activo de Daddy Bush, William Barr, a avançar.

Enquanto implacavelmente demonizava Trump por espalhar "uma torrente de desinformação" e "tentar minar a legitimidade da eleição nos EUA", os media de referência e a Big Tech declaravam um vencedor – um caso clássico de pré-programar as multidões de ovelhas.

No entanto, o que realmente importa é a letra da lei. Os legislativos estaduais decidem quais eleitores vão ao Colégio Eleitoral para nomear o Presidente.

Aqui está – Artigo II, Secção 1, Cláusula 2: Cada estado deverá nomear eleitores "de tal maneira como o Legislativo puder determinar".

Então isto nada tem a ver com governadores, nem tão pouco os media. Cabe às legislaturas estaduais do Partido Republicano agir em conformidade. O drama pode perdurar semanas. O primeiro passo do procedimento do Colégio Eleitoral acontece no dia 14 de Dezembro. A determinação final só acontecerá no início de Janeiro.

Enquanto isso, a conversa sobre uma Nova Resistência está a espalhar-se como um incêndio na pradaria.

O trumpismo, com mais de 71 milhões de votos, está firmemente estabelecido como um movimento de massas. Ninguém no Partido Republicano comanda esta espécie de apelo popular. Ao deixar de lado o trumpismo, o Partido Republicano pode estar a cometer seppuku (suicídio).

Então, o que farão os deploráveis?

O sempre indispensável Alastair Crooke acerta em cheio com um poderoso ensaio : Trump é o presidente da América Vermelha. E dependendo de como se desenvolve a seguir o roteiro da tragicomédia eleitoral, os Deploráveis estão prestes a tornarem-se Os Ingovernáveis.

Crooke faz referência a um paralelo crucial evocado pelo historiador Mike Vlahos, o qual mostra como a actual saga americana espelha a Roma Antiga no último século da República, colocando a elite romana contra os Populares – que hoje são representados pela América (Trumpista) Vermelha:

"Este era um novo mundo, no qual os grandes proprietários de terras, com seus latifúndios [a fonte de riqueza era a terra trabalhada por escravos], que haviam sido os 'Grandes Homens' liderando as várias facções nas guerras civis, tornaram-se os arcontes (magistrados) senatoriais que dominaram a vida romana durante cinco séculos – enquanto o Povo, os Populares, foram transformados num elemento passivo – não inerme – mas geralmente dependente e não participante do governo romano: Isto minou a vida criativa de Roma e, finalmente, levou ao seu desmoronamento".

Por mais que a máquina Democrata o quisesse, Trump ainda não é o Imperador César Augusto, a quem os gregos chamavam Autokrator (autocrata), mas era um monarca de facto. O Augusto americano, Tibério e sobretudo Calígula ainda estão mais distantes. Ele definitivamente será um imperialista benigno e humanitário.

Nesse meio tempo, o que fará o Grande Capital imperial?

O Ocidente, e especialmente a Roma americana, está à beira de um precipício duplo: a pior depressão económica de todos os tempos, juntamente com explosões iminentes de fúria social, em grande número e incontroláveis.

De modo que o Estado Profundo está a considerar que com Biden – ou, mais cedo ou mais tarde, a Shakti Suprema e Comandante-em-Chefe Maa Durga Kamala – o caminho fica mais suave rumo ao Grande Reinício de Davos. Afinal de contas, para reiniciar as peças de xadrez, primeiro o tabuleiro deve ser deitado abaixo. Isto será um passo além do Dark Winter ?– que não acidentalmente foi evocado pela leitura do teleprompter do próprio Biden no debate presidencial final. O roteiro fica muito mais próximo do Lock Step de 2010 da Fundação Rockefelller.

Entretanto, o Plano B é mantido em modo pronto, estável, em marcha: os contornos de um tumulto global, centrado na esfera de influência "maligna" da Rússia a fim de satisfazer uma NATO "ressuscitada" e o complexo militar-industrial, o qual agora seleccionou os media para nomear o Presidente eleito pois ele não é senão uma figura de papelão flexível.

09/Novembro/2020

[*] Jornalista. Alguns dos seus livros estão em Books Depository .

O original encontra-se no Asia Times e em thesaker.is/first-comes-a-rolling-civil-war/

Este artigo encontra-se em https://resistir.info/

Sem comentários:

Mais lidas da semana