sábado, 20 de março de 2021

Cresce a pobreza e o pior está para vir... Até quando?

A pandemia está a fomentar o gigantismo das desigualdades sociais. A miséria, a pobreza declarada e a pobreza envergonha - e ainda escondida - vitima cerca de dois terços dos portugueses. E dos poovos por todo o mundo. O pior ainda está para vir.

Em Portugal os partidos políticos dizem-se “preocupados” mas não atinam nas soluções objetivas e honestas, preferindo avançar com panaceias enganosas, e vão deixando andar o avanço da miséria lusitana.

Que partidos preocupados? Os que têm o poder de resolver a situação? Os que têm andado de mãos dadas com o neoliberalismo, com os bancos e os banqueiros, com os senhores do grande capital? Sim. Exatamente esses são aqueles que se dizem “preocupados”. Assim podemos ler em Notícias ao Minuto, a seguir e nas restantes ligações a vermelho.

Partidos preocupados, mas divergem na "receita" contra pobreza

“Preocupados” porque temem uma explosão social? Porque temem uma revolução, uma revolta popular? Quem acredita? E mesmo que acontecesse seria uma revolta fomentada e dirigida pela extrema direita, daqueles partidos que, agora já com assento na Assembleia da República, são fascistas mascarados de democratas.

Partidos temem "explosão social" e insistem em medidas para a evitar

E então, podemos perspetivar. E então o pior está para vir. Com “Chega” e ILs, entre outros, mascarados de democratas, por agora, mas fascistas de raiz, populistas e racistas, indiferentes à pobreza que o atual neoliberalismo fomenta e expande. Miséria, mordaça, repressão. Tal como o salazarismo. Tal como o hitlerismo.

Será esta a solução que milhares de portugueses pretendem ao dar força de voto na AR a tais fascistas? Esqueceram ou desconhecem o quanto foi sofrido para o povo português o fascismo salazarista? Não deviam.

Não por acaso sabe-se que “Cada vez mais famílias pedem ajuda junto do setor social” que “A pobreza cresceu e com ela o universo dos que dependem de apoios”. Tal acontece desde que o centro-direita, dito democrático avança e se instala nos poderes. E nisso podemos incluir três dos principais partidos políticos nacionais: CDS, PSD e PS, sobretudo. Com eles a democracia tem sido mascarada e com a força que a ilusão de um Bloco Central lhe emprestou. Contudo foi sempre sentido e visível as suas alianças com os grandes empresários, os banqueiros, os que sistematicamente roubam a riqueza produzida pelos trabalhadores portugueses. É assim por todo o mundo democrata-capitalista-neoliberal. A antecâmara do fascismo, do nazismo que vai despontando sobre aparências enganosas mascaradas de democratas. E os povos vão alinhando nisto. Deixando-se enganar, cumprindo o adágio que “com papas e bolos se enganam os tolos”.

Se a pobreza cresce deve-se à exploração e roubos exacerbados do atual capitalismo selvagem protegido por legislação criada por pseudo-democratas tantas vezes eleitos estupidamente pelos enganados do costume. Deve-se às crises sistemáticas que são criadas pelos que constituem 1% dos mandantes globais e dos seus servidores, gentes vendidas. De crise em crise que provocam, esses mesmo da elite financeira, vão ficando mais ricos e os povos mais pobres. Como tem acontecido sempre.

O pior está por vir. Até quando? Quando acordaremos?

MM | PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana