terça-feira, 2 de março de 2021

SE REPARARMOS BEM!

Martinho Júnior, Luanda 

… Se repararmos à lupa, são várias as chaves que os guardiães Putin e Xi, embaixadores de vanguarda duma nova Eurásia ávida da Nova Rota da Seda, estendem à União Europeia e periféricos!...

Se a chave para a Alemanha se torna, conforme Pepe Escobar, cada vez mais evidente, as chaves para a Turquia, para a Itália, para a Grécia e, de forma ainda meio encoberta, para Israel não sionista, ganham substância, saindo pouco a pouco da penumbra onde estão escondidas!

São Putin e Xi que detêm capacidade proactiva face aos fenómenos contemporâneos, por que são eles que representam os processos produtivos mais extensivos e intensivos do globo, que não são apenas infra estruturais ou estruturais e apesar de não serem eles (ainda), que possuem a maior parte das alavancas financeiras teimosamente na mão da relutância imperial anglo-saxónica!

A actual capacidade reactiva da União Europeia, recorrendo a um qualquer pretexto alienatório e inexpressivo, pretexto típico de decadência mental, é um condicionado processo defensivo implícito desde logo na manobra militar e “inteligente” (?) duma NATO que deveria ter sido extinta quando o foi o Pacto de Varsóvia, mas que persiste por vontade da inércia do império anglo-saxónico em recessão.

O império da hegemonia unipolar aplica a dialética até à exaustão por via das práticas de conspiração que dão corpo à IIIª Guerra Mundial contra o Sul Global: sem essa dialética aplicativa, jamais seria possível a continuação do seu domínio e o garante dessa continuidade!...

Essas práticas conspirativas são todavia uma armadilha para quem as levou longe demais que se habituou a elas, se habituou à destruição e decomposição e agora está incapaz de actuar proactivamente!

Sancionar os emergentes e particularmente os que possuem a capacidade proactiva na Eurásia, ou promover reacções de carácter sociopolítico, económico, militar ou de “inteligência”, pode criar a ilusão de viabilidade a curto-médio prazo, mas jamais poderão comportar soluções, nem a curto-médio prazo, nem a prazo mais dilatado, por que as Novas Rotas da Seda, que procuram integrar e erguer os povos ao nível das possibilidades do século XXI em busca da paz global, a partir da antropologia cultural e por via dum intercâmbio cada vez mais intenso, ao diversificar e multiplicar as suas ementas, reserva para a sua essência lógica com sentido de vida, num momento em que é a vida que está já em causa no planeta Terra!...

Nenhum dos estados acima citados está em condições de atirar essa chave ao Atlântico Norte, ou ao Mediterrâneo (muito menos ao Mediterrâneo), até por que foram eles que, particularmente pela imposição da via colonial foram esgotando da forma mais desequilibrada e insustentável, em todas as longitudes e latitudes, a maior parte dos recursos da Mãe Terra!

Criaram “civilizações” que se divorciaram simultaneamente do resto maior da humanidade, da percepção aferida sobre os potenciais tão limitados próprios dum diminuto e frágil planeta e sobretudo em relação à cultura da vida, sem a qual pouco a pouco se torna impraticável a existência do próprio homem!

No Médio Oriente alargado a região que é pedra de toque estende-se sobretudo entre o Irão a Israel: Iraque e Síria, é o actual campo de batalha decisivo.

São ainda perceptíveis reflexos de degradação noutras regiões circunvizinhas, como por exemplo no Cáucaso, na Ásia Central, no Afeganistão, ou no Iémen, todavia não é mais a União Europeia, nem a NATO, que detêm poder sobre as capacidades proactivas, por causa da sua irracionalidade feudal!

Na Síria e no Iraque está-se num momento de viragem relativamente longo mas inevitável, que se evidenciará durante toda a presente década 20/30, tanto para a Eurásia, como para a União Europeia e África, enquanto na América as resistências se assumem com tarimba antropológica e histórica próprias, ciosas de autodeterminação, independência e soberania, como ciosas de elevar as práticas democráticas a uma cade vez mais extensiva participação e a um protagonismo saudável!

Se os bolcheviques tivessem consolidado no PCUS a lógica com sentido de vida que o Partido Comunista Chinês de certo modo conseguiu tirando partido das dinâmicas antropologicamente acumuladas que advêm do passado e de suas imensas lições, provavelmente não se assistiria hoje à relutância reactiva da União Europeia no seu entorno e sobre si própria!

A reactiva União Europeia está-se a autoexcluir e a autodestruir quando se remete ao pesado fardo do saudosismo colonial!

MJ -- Luanda, 20 de Fevereiro de 2021

Imagem recolhida aqui: https://super.abril.com.br/sociedade/a-nova-rota-da-seda/  

O DESAFIO PERMANENTE DIVULGADO POR PEPE ESCOBAR: 


A Rússia tem a chave para a soberania alemã

Pepe Escobar -- em Dossier Sul - 19 de fevereiro de 2021

Na semana passada, rastreamos os passos históricos e geopolíticos necessários para entender porque a Rússia está enlouquecendo o Ocidente.

E então, na última sexta-feira, bem antes do início do Ano do Boi, veio a bomba, lançada com a habitual desenvoltura pelo Ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov.

Em uma entrevista com o popular apresentador do talk show Vladimir Solovyov – com a transcrição completa publicada pelo Ministério das Relações Exteriores russo – Lavrov disse que Moscou “deve estar pronta” para uma possível “ruptura com a União Européia”.

A ruptura sinistra seria um resultado direto de novas sanções da UE, particularmente aquelas “que criam riscos para nossa economia, inclusive nas áreas mais sensíveis”. E, em seguida, o argumento decisivo ao estilo Sun Tzu: “Se você quer paz, prepare-se para a guerra”.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, depois se certificou de explicar que Lavrov foi retirado do contexto: os meios de comunicação, previsivelmente, tinham se apoderado de uma manchete “sensacionalista”.

Portanto, a resposta completa e matizada de Lavrov a uma pergunta sobre as relações rochosas entre UE e Rússia deve ser cuidadosamente examinada:

“Acreditamos que estaríamos prontos para isso. Nós somos vizinhos. Falando coletivamente, eles são nosso maior parceiro comercial e de investimento. Muitas empresas da UE operam aqui; há centenas ou até milhares de joint ventures. Quando uma empresa beneficia ambos os lados, nós continuaremos. Tenho certeza de que nos tornamos totalmente auto-suficientes na esfera da defesa. Devemos também alcançar a mesma posição na economia para podermos agir de acordo com isso se virmos novamente (vimos isso mais de uma vez) que sanções são impostas em uma esfera onde podem criar riscos para nossa economia, inclusive nas áreas mais sensíveis, como o fornecimento de componentes. Não queremos ficar isolados do mundo, mas devemos estar preparados para isso. Se você quer paz, prepare-se para a guerra”.

É bastante claro que Lavrov não está afirmando que a Rússia cortará unilateralmente as relações com a UE. A bola está na verdade no campo da UE: Moscou está afirmando que não vai exercer uma opção de iniciativa para romper as relações com a eurocracia de Bruxelas. E isso por si só também seria bem diferente de romper as relações com qualquer um dos 27 estados membros da UE.

O contexto a que Peskov se referiu também é claro: o enviado da UE Josep Borrell, após sua desastrosa viagem a Moscou, havia levantado a questão de que Bruxelas estava ponderando a imposição de mais sanções. A resposta de Lavrov foi claramente concebida para dar algum juízo aos cabeças-duras da Comissão Européia (CE), dirigida pela notoriamente incompetente ex-ministra da defesa alemã Ursula von der Leyen e seu “chefe” de política externa Borrell.

No início desta semana, Peskov foi forçado a voltar incisivamente à saga vulcânica: “Lamentavelmente, Bruxelas continua falando de sanções, assim como os Estados Unidos com maníaca persistência. Isto é algo que nunca receberemos de bom grado. É algo que não nos agrada em absoluto”.

Falemos de eufemismo diplomático

Então, o cenário está pronto para uma reunião estridente – para dizer o mínimo – dos ministros das relações exteriores da UE na próxima segunda-feira, onde eles discutirão – o que mais seria? – as possíveis novas sanções. Essas provavelmente incluiriam proibições de viagem e congelamento de bens de russos selecionados, incluindo pessoas muito próximas ao Kremlin, acusadas pela UE de serem responsáveis pela prisão no início deste mês do blogueiro de direita e fraudador condenado (um esquema contra Yves Rocher) Alexei Navalny.

A esmagadora maioria dos russos vê a Navalny – com uma taxa de popularidade de 2% na melhor das hipóteses – como um ativo da OTAN dispensável. A reunião da próxima semana abrirá o caminho para a cúpula dos líderes dos estados membros no final de março, onde a UE poderia – e essa é a palavra-chave – aprovar formalmente novas sanções. Isso exigiria uma decisão unânime dos 27 Estados membros da UE.

Na situação atual, além dos estridentemente russófobos suspeitos habituais – a Polônia e os bálticos – não parece que Bruxelas tenha o objetivo de dar um tiro no pé.

Lembre-se de Leibniz

Os observadores da UE obviamente não têm observado como a visão pragmática de Moscou sobre Bruxelas tem evoluído nos últimos anos.

O comércio Rússia-UE vai continuar, não importa o que aconteça. A UE precisa muito da energia russa; e a Rússia está disposta a vendê-la, petróleo e gás, oleodutos e tudo mais. Isso é estritamente comercial. Se a UE não quer – por diversas razões – não há problema: A Rússia está desenvolvendo um fluxo constante de negócios, incluindo energia, em toda a Ásia Oriental.

O sempre relevante Valdai Discussion Club, um think tank sediado em Moscou, por exemplo, está acompanhando cuidadosamente o aspecto comercial da parceria estratégica Rússia-China:

“A política dos EUA continuará a buscar uma divisão entre a China e a Rússia. A Europa continua sendo um parceiro importante para Moscou e Pequim”. A situação na Ásia Central é estável, mas requer a construção de uma cooperação sino-russa”.

Putin, lateralmente, também avaliou a saga UE-Rússia, que é um subtexto daquela batalha perene entre a Rússia e o Ocidente: “Assim que começamos a nos estabilizar, a ficarmos de pé – a política de dissuasão seguiu imediatamente… E à medida que nos fortalecemos, esta política de dissuasão foi sendo conduzida cada vez mais intensamente”.

Eu insinuei na semana passada a possibilidade de um eixo Berlim-Moscou-Pequim, intergalaticamente distante.

O analista de mídia e telecomunicações Peter G. Spengler em um longo e-mail para mim o qualificou elegantemente como pertencente ao senso de possibilidade de Robert Musil, como descrito em sua obra-prima O Homem Sem Qualidades.

Peter Spengler também chamou a atenção para o Novissima Sinica de Leibniz, e particularmente para um ensaio de Manfred von Boetticher sobre Leibniz e a Rússia, representado pelo czar Pedro o Grande, no qual o papel da Rússia como ponte entre a Europa e a China é enfatizado.

Mesmo que Leibniz, no final, nunca tenha encontrado Pedro o Grande, aprendemos que “sempre foi objetivo de Leibniz conseguir aplicação prática para suas descobertas teóricas”.

Ao longo de sua vida, ele procurou por um “grande potentado” que estivesse aberto às ideias modernas e com cuja ajuda ele poderia realizar suas ideias de um mundo melhor. Na era do absolutismo, esta parecia ser a perspectiva mais promissora para um estudioso para quem o progresso da ciência e da tecnologia, assim como a melhoria da educação e das condições econômicas, eram objetivos urgentes”.

“O czar Pedro, que era tão poderoso quanto aberto a todos os novos planos e cuja personalidade o fascinava de qualquer forma, deve ter sido, portanto, um contato extraordinariamente interessante para Leibniz.

Como a Europa Ocidental havia entrado em contato mais próximo com a China através da missão jesuíta e Leibniz havia reconhecido a importância da milenar cultura chinesa, ele também viu na Rússia a ligação natural entre as esferas culturais europeia e chinesas, o centro de uma futura síntese entre o Oriente e o Ocidente. Com as revoltas emergentes no Império Russo, suas esperanças pareciam estar preenchidas: Cheio de expectativa, ele acompanhou as mudanças na Rússia, enquanto elas estavam surgindo sob Pedro I”.

No entanto, evocar Leibniz nesta fase é sonhar com esferas celestiais. A realidade geopolítica pedestre é que a UE é uma instituição atlanticista – de fato subordinada à OTAN. Lavrov pode querer se comportar como um monge taoista, ou mesmo puxar um Leibniz, mas é difícil quando se é forçado a lidar com um bando de manequins.

É tudo uma questão de soberania

Os atlanticistas radicais argumentam que o insignificante Navalny está diretamente relacionada ao Nord Stream 2. Disparate: Navalny foi construído (itálico meu) pelos suspeitos habituais como um aríete para minar o Nord Stream 2.

A razão é que o gasoduto irá consolidar Berlim no centro da política energética da UE. E isso será um fator importante na política externa geral da UE – com a Alemanha, pelo menos em teoria, exercendo mais autonomia em relação aos EUA.

Portanto, aqui está o segredo “sujo”: é tudo uma questão de soberania. Todo jogador geopolítico e geoeconômico sabe quem não quer uma entente mais próxima da Alemanha e da Rússia.

Agora imagine uma Alemanha hegemônica na Europa forjando laços comerciais e de investimento mais estreitos não só com a Rússia, mas também com a China (e esse é o outro “segredo” embutido no acordo de investimento comercial UE-China).

Portanto, quem quer que esteja alojado na Casa Branca, não há mais nada a esperar do Deep State dos EUA além do impulso “maníaco” em direção a sanções perenes e cumulativas.

A bola está na verdade na quadra de Berlim, muito mais do que na quadra do pesadelo eurocrático de Bruxelas, onde a prioridade futura de todos equivale a receber sua aposentadoria completa e gorda, livre de impostos.

A prioridade estratégica de Berlim é mais exportações – dentro da UE e, acima de tudo, para a Ásia. Os industriais alemães e a classe empresarial sabem exatamente o que representa o Nord Stream 2: uma soberania alemã cada vez mais assertiva guiando o coração da UE, o que se traduz como uma soberania crescente da UE.

Um sinal imensamente significativo foi entregue recentemente por Berlim com a aprovação concedida para a importação da vacina Sputnik

O senso de possibilidade de Musil já está em jogo? É muito cedo para dizer. O hegêmona desencadeou uma guerra híbrida sem limites contra a Rússia desde 2014. Esta guerra pode não ser cinética; aproximadamente, é 70% financeira e 30% de infowar (guerra de informação)

Uma Alemanha mais soberana, mais próxima da Rússia e da China pode ser a gota d’água para quebrar a espinha do hegêmona.

*Pepe Escobar é jornalista e correspondente de várias publicações internacionais

Originalmente em Asia Times

https://dossiersul.com.br/a-russia-tem-a-chave-para-a-soberania-alema-pepe-escobar/

Um pequeno prémio para quem conseguiu ler até ao fim e absorveu todas as possíveis mensagens de forma substantiva: L'Internationale - Une version fantastique! – https://www.youtube.com/watch?v=mhZ8rPHezas&feature=share&fbclid=IwAR1VJAsi7lV7g2dj8nCuXPeYKlf-ObO88ysx5NJoAGGxjX38L9G005O2UTQ

Sem comentários:

Mais lidas da semana