sexta-feira, 23 de abril de 2021

Esta pseudodemocracia é trampa. Já sabemos, e é como sobrevivemos…

Bom dia. Por aqui no PG começamos com a homenagem aos antifascistas e antiregime salazarista que lutaram ao longo de décadas para que o Dia da Liberdade se tornasse uma realidade. Finalmente, depois de quase 50 anos de luta contra esse regime fascista, tenebroso e déspota, a liberdade e a democracia chegaram numa madrugada de 25 de Abril de 1974. Obrigado camaradas, obrigado companheiros portugueses de então, dos quais tão poucos ainda vivem!

Hoje trazemos aqui um nosso preâmbulo colado ao Curto do Expresso. Vamos ser curtos para abordar algo muito importante para todos que neste retângulo luso andam, estão, desiludidos com a democracia que temos, em que sobrevivemos mal e porcamente. Isso mesmo é enumerado numa sondagem do Expresso, que Martim Silva aborda a seguir. Estamos desiludidos, claro que sim. O que vigora é uma pseudo democracia imposta por uma elite manhosa e muitas vezes criminosa constituída por chicos-espertos em conluio com amigos e enteados, filhos e sobrinhos e gajas caçadoras dos considerados bons investimentos – como antigamente. Depois existem os decentes na política, sim. Contudo estão tão enleados nos filhos de puta que os rodeiam e se sobrepõem que praticamente nada conseguem contribuir para que a pseudodemocracia seja derrotada e nos proporcione a liberdade e justiça digna do 25 de Abril de 1974. Na atualidade Portugal e o mundo neoliberal, capitalista selvagem e criminoso domina-nos, gerido por ladrões, psicopatas e gentes desumanas que se constituíram em máfias setoriais e globais. É o que temos hoje. São as causas das nossas desilusões, que suportamos alienando-nos. Uns mais que outros.

Sendo curtos nesta antecipação ao Curto do Expresso vamos dar a abertura devida a Martim Silva. Vá nessa e inteire-se da tal referida sondagem, se bem que já saibamos que há muito que esta dita democracia desviada é uma trampa e que somos todos nós, ao consentir, que temos responsabilidade disso. Ser egoísta é humano, apesar de ser desumano… Consentimos este estado de roubos, enganos e de falsa democracia. Somos um bando de carneiros. Até quando? Pois.

Bom dia. Bom fim de semana, se conseguirem.

MM | PG

Só 10 por cento dos portugueses estão plenamente satisfeitos com a democracia que temos

Martim Silva | Expresso

Bom dia,
hoje é sexta-feira, 23 de abril, estamos nas vésperas de mais um 25 de Abril e este é o seu Expresso Curto

Venha daí comigo numa viagem por 25 temas que escolhi para lhe apresentar da edição do Expresso desta semana...

Como lhe disse, dentro de dois dias celebramos a chegada da Liberdade. Ora,  47 anos depois da Revolução dos Cravos, que percepção temos da democracia que temos? Estamos satisfeitos? Acreditamos viver numa democracia plena? Ou nem por isso? E quais as principais falhas?

Foi em busca de resposta a esta e outras questões relevantes que os investigadores do ICS e do ISCTE fizeram o seu trabalho de campo, cujo resultado aqui apresentamos:

O artigo principal aparece com o título Democracia sim, mas com defeito. Mais de 80 por cento dos portugueses não estão plenamente satisfeitos com a democracia que têm.

Ainda em relação à sondagem, desta vez o o PSD sobe um pouco e o PS desce um pouco.

OPERAÇÃO MARQUÊS
Voltamos ainda ao mais relevante caso que a nossa Justiça tem em mãos. Para lhe contar quais foram os Erros Políticos de Ivo Rosa no despacho instrutório de dia 9.

E ainda para lhe contar como Ricardo Salgado não queria ser julgado sozinho. Queria ser julgado juntamente com... José Sócrates.

Finalmente, o Tribunal só com Carlos Alexandre e Ivo Rosa vai acabar

O Governo Regional da Madeira está envolvido em embaraços depois de se descobrir que o seu número 3, que até é do CDS, foi financiado pelo milionário polémico César do Paço na campanha regional de 2019. Empréstimo que ao contrário do que a lei impõe não foi declarado ao Tribunal Constitucional.

Ainda na política, Governo e oposição continuam firmemente às turras. Agora o choque é por causa das carreiras e tem João Leão como protagonista.

Já deve ter notado na sua caixa do correio que os Censos estão a decorrer. Pois estão, o que acontece dez anos depois dos últimos. Mas aparentemente estes são mesmo os últimos Censos em Portugal a decorrerem desta forma. O presidente do INE explica-se em entrevista.

Covid
vamos estando, infelizmente, habituados a isto. Para a semana volta o Infarmed. Para a semana volta a discussão sobre renovação do Estado de Emergência. Para a semana volta a discussão sobre a entrada em vigor das medidas de nova fase do plano de desconfinamento. Mas, aparentemente, uma novidade pode estar a caminho: o fim das restrições, que há muito duram, ao fim de semana, diferenciando-o do resto da semana.

mRNA. A tecnologia que resultou para a covid-19 vai curar outras doenças?
Foi a primeira vez que se usou em larga escala uma molécula feita em laboratório para instruir as células a combater um vírus. A expectativa é que possa ser eficaz para outros vírus, cancros e doenças autoimunes. Um excelente tema de ciência para ler nesta edição do jornal.

ODEMIRA: Covid faz crescer tensão entre locais e migrantes

Discotecas no desespero de não verem futuro
O único sector fechado por decreto há mais de um ano continua sem perspetivas de poder desconfinar

O Governo já entregou o seu plano para a 'bazuca' em Bruxelas. Quem ganhou e quem perdeu nas negociações?
Entre o primeiro esboço de outubro e a versão final de abril, o Governo decidiu pedir mais dinheiro emprestado para capitalizar as empresas. Cortou foi na habitação

Combustíveis, insolvências e o Estado a arder
A história de uma pequena empresa de Arcos de Valdevez que em meses deixou uma dívida milionária ao Fisco. E não é caso isolado

E quer ficar a saber Quem são os próximos unicórnios portugueses?
Há várias startups que podem lá chegar, mas há uma que os investidores acreditam que está mais bem posicionada

Unicórnios portugueses já valem 40% do PSI-20

Sines recebe investimento até €3,5 mil milhões em megacentro de dados
Investimento de potencial interesse nacional vai criar 1200 postos de trabalho qualificados e pode colocar Portugal no centro da rede de dados europeia

No Desporto,
esta semana o tema mais falado teve mais que ver com dinheiro do que propriamente com a bola a rolar no relvado. A Superliga Europeia, juntando 12 dos mais poderosos clubes do velho continente, nasceu num dia e morreu 48 horas depois. Mas talvez a ideia não tenha morrido para sempre, num desporto em que a palavra negócio é quem manda cada vez mais.

No Internacional,
olhamos para o julgamento de Derek Chauvin e para a situação crítica entre Rússia e a Ucrânia. E contamos a história da mulher ecologista que pode vir a suceder a Angela Merkel como chefe do Governo da Alemanha. E lidera os Verdes, o que seria uma novidade considerável caso venha mesmo a acontecer.

Olhemos agora com mais detalhe para a Revista...

Cabo Delgado. Uma guerra a todo o gás
O ataque à vila de Palma, paredes-meias com o gigantesco complexo de gás natural, fez virar os olhos do mundo para o norte de Moçambique. O Expresso e a SIC estiveram quase duas semanas numa província que vive aterrorizada com a violência dos insurgentes. Passaram três anos e meio desde o primeiro golpe. Os mortos são mais de 2500. Os deslocados, para cima de 700 mil

Óscares. Tudo a postos, nada em ordem
Na noite de domingo, a cerimónia vai concitar as atenções da comunidade cinéfila. Num ano atípico, numa data tardia e com um espetáculo televisivo a querer ser imponente sem que, até agora, se perceba como

Mulher sem medo
Foi o rosto do célebre ‘caso’ da Capela do Rato, uma vigília promovida em 1972 por um grupo de católicos a favor da paz e contra a guerra colonial que acabou com a invasão da igreja pela polícia. Mais tarde seria presa e torturada. Maria da Conceição Moita morreu no dia 30 de março

Entrevista a João Pedro de Magalhães
“É possível viver até aos 100 anos e manter um corpo de 70”
A baleia da Gronelândia vive mais de 200 anos e é um dos “animais fetiche” deste investigador do fenómeno do antienvelhecimento. Ele acredita que o elixir da juventude é possível, apesar de existirem mais de 2 mil genes que influenciam a longevidade.

Tenha uma excelente sexta-feira e um fim de semana ainda melhor. Antes de terminar, uma referência (era este o 25º tema de que falava no início da newsletter) para o Expressinho, o suplemento do Expresso dedicado aos mais novos, que esta semana é publicado com o seu jornal. E que até inclui passatempos que o/a podem fazer ganhar uma bicicleta para os mais pequenos e um fim de semana em família no Martinhal.

Boas leituras

Sugira o Expresso Curto a um/a amigo/a

Sem comentários:

Mais lidas da semana